Microsoft Edge para Linux vai ter versão de teste em outubro

Primeira prévia pública do Microsoft Edge para Linux vai ser liberada com foco em desenvolvedores

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft Edge no Linux

Já tem algum tempo que a Microsoft prometeu levar o Edge baseado no Chromium para o Linux. A promessa não foi esquecida: nesta semana, a companhia confirmou que a primeira prévia pública do navegador será disponibilizada em breve, começando por versões para Ubuntu e Debian.

Esse é mais um movimento que prova que a Microsoft não tem mais antipatia pelo Linux, por assim dizer. No caso do Edge, a abordagem multiplataforma é estratégica: a intenção da companhia é permitir que o seu navegador seja ideal principalmente para uso corporativo. Disponibilizar o navegador em vários sistemas operacionais é um passo fundamental para esse objetivo.

Além do ecossistema do Windows, o Microsoft Edge conta com versões para macOS, iOS e Android. Considerando os principais sistemas operacionais do mercado, só faltava mesmo versões para distribuições Linux.

No evento Microsoft Ignite 2020, a empresa revelou que o Edge para Linux estará disponível para download a partir de outubro para usuários que participam do programa Microsoft Edge Insider. Eles também terão a opção de baixar o navegador a partir do gerenciador de pacotes nativo de sua distribuição.

O VentureBeat sinaliza que usuários do Ubuntu e Debian serão os primeiros a terem acesso à novidade, mas que a Microsoft também deve levar o navegador para distribuições Linux como Fedora e openSUSE.

Kyle Pflug, gerente de programa da Microsoft, disse ao veículo que, embora o Linux tenha uma participação relativamente pequena em desktops, o sistema operacional é muito usado por desenvolvedores. Levar o Edge para o ecossistema do Linux é uma forma de facilitar o trabalho deles (com testes de aplicações, por exemplo).

Após a liberação da versão preview, o Microsoft Edge para Linux será disponibilizado como beta. Ainda não há informação sobre lançamento da primeira versão estável do navegador.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados