Apple terá iPhones com modem próprio para substituir Qualcomm

A Apple já tem vários chips próprios; um modem 4G / 5G específico para o iPhone pode ser o próximo

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A Apple equipa a linha iPhone com processadores próprios. Mas modems para 4G e 5G ainda são fornecidos por terceiros. Não por muito tempo: a companhia já vem trabalhando em um modem próprio para substituir os que hoje são entregues pela Qualcomm.

É o que informa a Bloomberg. O veículo revela que Johny Srouji, vice-presidente de tecnologias para hardware da Apple, se reuniu recentemente com alguns funcionários da companhia para anunciar os planos para um modem próprio.

Neste ano, demos início ao desenvolvimento do nosso primeiro modem interno para celular que nos deixará aptos para outra importante transição estratégica.

Johny Srouji

Esse não é um movimento surpreendente. Em 2019, a Apple comprou a divisão de modems da intel por US$ 1 bilhão. Era só questão de tempo para a companhia usufruir desse investimento.

O próprio Srouji disse na reunião que a aquisição da divisão de modems da Intel ajudou a Apple a montar uma equipe de engenheiros de software e hardware para o desenvolvimento do projeto. É provável que essa equipe também conte com ex-funcionários da Qualcomm. A Apple contratou vários deles nos últimos anos.

Não está claro quando o suposto modem estreará nos iPhones. A Apple tem um contrato de licenciamento de patentes com a Qualcomm fechado em 2019 e com validade de seis anos que pode influenciar na disponibilização do chip.

Seja como for, a Qualcomm já sentiu o impacto: as suas ações caíram 6,3% logo após o assunto ter vindo à tona. Estima-se que, hoje, 11% da receita da companhia vem do seu acordo com a Apple.

Além de diminuir custos, um modem próprio pode ajudar a Apple a otimizar ainda mais o desempenho de seus dispositivos no que diz respeito a redes móveis.

Vale lembrar que, além de processadores como o A14 Bionic e o novíssimo M1 (Apple Silicon), a companhia tem chips como U1 (para localização e comunicação no iPhone) e H1 (para performance dos fones AirPods e Beats).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados