Windows 10 agora pode receber ligações de celulares Samsung

O novo recurso do Windows 10 é exclusivo para smartphones Samsung, englobando aparelhos topo de linha e alguns intermediários

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Aplicativo Seu Telefone (Imagem: divulgação/Microsoft)

Aplicativo Seu Telefone (Imagem: divulgação/Microsoft)

A Microsoft liberou mais uma função para usuários que estão com um PC rodando o Windows 10 e um smartphone Samsung Galaxy. A partir de agora, o aplicativo Seu Telefone também permite que uma ligação seja direcionada do celular para o computador, com a conversa continuando por lá.

Aos poucos o Windows 10 vem se aproximando do Android, criando uma experiência de ecossistema que lembra as funções e interações existentes entre iPhone e os Macs. Este cenário ainda engatinha e, ao menos por enquanto, é quase exclusivo para quem tem um smartphone fabricado pela Samsung, de uma lista que também vem crescendo – ela envolve até mesmo modelos intermediários mais simples.

A novidade mais recente é o encaminhamento de chamadas atendidas ou iniciadas no celular. Assim o usuário poderá passar a utilizar o microfone e caixas de som do PC, ou um headphone conectado ao computador, para continuar a conversa sem a necessidade de segurar o smartphone nas mãos.

Mesmo com o encaminhamento de ligações sendo liberado para os usuários, ele ainda vai chegar aos poucos e pode existir alguma limitação geográfica, ou mesmo de hardware. É o que notou o site SamMobile, que não conseguiu fazer o recurso funcionar em um Galaxy Note 10, conectado via Bluetooth com um adaptador no PC com Windows 10 e o app Seu Telefone devidamente atualizado nos dois lados.

Windows 10 acessa mais fotos do celular

Outra novidade, divulgada pela Microsoft dentro do aplicativo Seu Telefone na Play Store, é a maior quantidade de fotos que podem ser abertas sem a necessidade do download destes arquivos para o computador com Windows 10. Antes só as 25 primeiras imagens eram listadas, agora este número saltou para 2 mil fotos.

O encaminhamento de chamadas, assim como outros recursos lançados recentemente pela Microsoft para o aplicativo Seu Telefone do Windows 10, só funciona com smartphones Samsung e isso acontece graças ao contrato de cooperação entre as duas gigantes.

Funções recentes e que já estão presentes nesta interação envolvem a abertura de apps dentro do próprio Windows 10, com interface que lembra bastante a utilizada pelo sistema operacional da gigante do software. Por aqui a ideia é deixar o smartphone de lado, mas mesmo assim ainda acessar WhatsApp, Instagram ou qualquer aplicativo disponível no celular.

O usuário pode até abrir dois ou mais aplicativos ao mesmo tempo, alternando entre eles com Alt+Tab do sistema. Jogadores podem tirar proveito deste compartilhamento, já que alguns títulos permitem controlar os movimentos do personagem com teclado e mouse – uma vantagem bem injusta com os outros jogadores, mas é possível.

A lista de dispositivos compatíveis com todos os recursos inclui ao menos as três últimas gerações dos Galaxy S, Galaxy Note, todos os smartphones dobráveis lançados pela empresa coreana, junto de diversos modelos das linhas Galaxy A. Nos intermediários você pode ter desde um simples Galaxy A30, 30S, o Galaxy A50, 50S e 51, indo até os mais caros, como é o caso do Galaxy A80. A lista completa de aparelhos compatíveis (em inglês), está aqui.

Para fazer a ligação entre o PC com Windows 10 e o smartphone Galaxy funcionar, é necessário ter o Windows 10 atualizado e o aplicativo Seu Telefone instalado no computador, assim como no celular.

Usuários que não possuem um aparelho Samsung também podem usar a conexão, mas limitada para poucos recursos como responder mensagens, receber notificações no computador e compartilhar arquivos.

Com informações: Android Police e SamMobile.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados