WhatsApp Pagamentos chega ao Brasil este ano com Pix, diz Cielo

Segundo a empresa de pagamentos, todas as exigências do BC para o WhatsApp Pagamentos já foram atendidas

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp Pagamentos (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
WhatsApp Pagamentos (Imagem: Divulgação)

A Cielo voltou a anunciar um prazo para a chegada do Whatsapp Pagamentos ao Brasil. De acordo com a empresa de pagamentos, o recurso será liberado pelo Banco Central ainda no primeiro semestre. A declaração foi feita nesta quinta-feira (28) pelo CEO da Cielo, Paulo Caffarelli, ao apresentar resultados do quarto trimestre de 2020.

Segundo o executivo, todos os requisitos do Banco Central para liberar o WhatsApp Pagamentos foram atendidos. “Estamos muito próximos de receber a autorização. Isso deve acontecer, pela nossa expectativa, no primeiro semestre deste ano”, disse Caffarelli, segundo o Mobile Time.

Ele afirmou ainda que “tudo caminha” para que o recurso seja integrado ao Pix. Com isso, os usuários poderão aproveitar suas contas bancárias para enviar dinheiro para contatos pelo WhatsApp Pagamentos. Além da Cielo, a solução poderá ter apoio de Nubank, Banco do Brasil e Sicredi, que, em 2020, também foram anunciados como parceiros do WhatsApp.

Esta não é a primeira vez que o CEO da Cielo afirma que o recurso está próximo de ser liberado. Ao apresentar resultados financeiros da empresa de pagamentos para o terceiro trimestre de 2020, o executivo afirmou que esperava a autorização do BC para o serviço já em novembro.

BC acompanha WhatsApp Pagamentos

O WhatsApp Pagamentos chegou a ser lançado no Brasil em junho de 2020. O serviço permitia transferências sem tarifas para usuários e com taxa de 3,99% para empresas no WhatsApp Business. Porém, dias após o lançamento, o Banco Central determinou sua suspensão para “avaliar eventuais riscos” à concorrência e à privacidade.

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) também suspendeu o recurso por notar “consideráveis riscos à concorrência”. Semanas depois, ele foi liberado pelo conselho e recebeu autorização do BC para realizar testes. Desde então, o serviço do WhatsApp não apresentou avanços em sua implementação no Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados