Início / Notícias / Finanças /

Itaú Iti lança versão física do cartão de crédito Visa Platinum sem anuidade

O novo cartão de crédito da carteira digital Iti não substitui o modelo anterior, que funciona apenas como cartão pré-pago

Por

Usuários da carteira digital Iti, do Itaú, já podem solicitar uma versão física do cartão de crédito disponibilizado pela plataforma. Antes apenas na modalidade virtual para compras no e-commerce e em alguns estabelecimentos, agora o produto passa a poder ser utilizado em locais onde o pagamento por meio do aplicativo não é aceito.

Cartão de crédito Iti, do Itaú (Imagem: divulgação/Itaú)

Cartão de crédito Iti, do Itaú (Imagem: divulgação/Itaú)

Este não é o primeiro passo do Iti dentro do mundo do crédito. A própria carteira digital já conta com um cartão virtual desde dezembro do ano passado para este fim. Naquele momento o cliente da plataforma do Itaú recebia um cartão Visa Platinum sem anuidade, mas que não existia no mundo real.

A partir de agora ele pode passar para o outro lado da tela do smartphone, aumentando consideravelmente as possibilidades de uso – já que sua versão virtual é útil basicamente apenas em e-commerce. Um detalhe pode ser confuso para algumas pessoas: o Iti já tem um cartão físico desde o ano passado.

Pois é, este cartão, lançado em outubro de 2020, funciona como cartão de crédito para lojas e locais que somente aceitam este tipo de pagamento, mas é tratado internamente como débito. É exatamente como fazem as soluções pré-pagas, onde o limite é o valor inserido previamente dentro do aplicativo.

“Em poucos meses desde a chegada do nosso cartão de crédito virtual, por exemplo, já foi possível notar uma adesão muito intensa e um elevado uso dessa solução de pagamento tão relevante para facilitar a vida das pessoas”, comenta João Araújo, diretor do Iti Itaú. “Por isso, estamos agora ampliando as alternativas também com a versão física, para que as pessoas possam escolher qual a melhor opção para uso de acordo com a situação, deixando nossas soluções de conta ainda mais completas para o dia a dia”, completa o executivo.

Este novo cartão é muito parecido com o anterior, inclusive nas ferramentas para auxiliar pessoas com algum grau de deficiência visual: inscrição em braile para o cliente saber se este é o produto correto e um entalhe no lado contrário ao do chip – que é a direção que o cartão deve ser inserido na máquina de pagamento.

O novo cartão de crédito Iti esconde dados do usuário

Ele também não conta com nenhum dado impresso sobre o cartão, além do nome do titular. O número, data de validade e código de segurança são acessados apenas dentro do aplicativo que já faz o trabalho de controlar os gastos do cliente, além de emitir a fatura do mês. Por fim, o novo produto já sai da emissora com possibilidade de pagamento por aproximação, ideal em momentos de pandemia de Covid-19.

Quem já tem o cartão físico anterior, poderá andar com os dois no bolso (??). Quem ainda não pediu a versão virtual de crédito, passará pela análise para saber se receberá ou não a nova modalidade física. Depois de aceito, o cliente poderá utilizar o cartão também pelo app para pagamentos por código QR, que pode ser feito em algumas máquinas da Rede, Cielo ou Getnet.