Qualcomm pode estar trabalhando em cópia do Nintendo Switch com Android

Console da Qualcomm teria controles destacáveis e suporte aos aplicativos e serviços disponíveis na Google Play Store

Ana Marques
Por
• Atualizado há 1 ano e meio

A Qualcomm, famosa por fornecer chips para a indústria de smartphones, pode estar planejando uma inserção no mercado de eletrônicos de consumo. De acordo com o Android Police, a empresa estaria desenvolvendo um console em formato similar ao Nintendo Switch, rodando Android e utilizando os chipsets Snapdragon.

Nintendo Switch (Imagem: Stillness Jnmotion / Unsplash )

Nintendo Switch (Imagem: Stillness Jnmotion / Unsplash )

Os rumores indicam que o dispositivo contará com controles destacáveis, no estilo “Joy-Con”. O corpo do console seria semelhante a um smartphone, com tela de 6,65 polegadas, mas com espessura maior do que os celulares tradicionais para melhorar a eficiência do processador e incluir uma bateria consideravelmente grande, de 6.000 mAh. A Qualcomm incluiria ainda tecnologia Quick Charge para carregamento rápido.

Segundo o Android Police, os gamepads estão sendo projetados por um fornecedor premium, que não teve seu nome revelado. Os dispositivos também teriam suporte a monitores externos, mas ainda não se sabe se seria por meio de uma porta mini HDMI ou pela porta USB-C.

Console rodaria Android 12 com suporte completo à Play Store

O console da Qualcomm deve rodar o Android 12 com uma interface personalizada, oferecendo suporte completo para apps e serviços da Play Store. A empresa também planeja incluir o app Epic Games Store em seu dispositivo.

Se os rumores estiverem corretos, o console será apresentado no primeiro trimestre de 2022, com direito ao suporte a 5G (com o modem X55). Espera-se que o preço fique em torno dos US$ 300. Entretanto, segundo a fonte ouvida pelo Android Police, a fabricante não tem a ambição de ser um sucesso comercial no setor da noite para o dia.

A Qualcomm não comentou os rumores sobre o possível lançamento.

Com informações: Android Police

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e escreve sobre tecnologia há 7 anos. Formada pela UFRJ, está na equipe do Tecnoblog desde 2020. Já passou pelo TechTudo (Globo) e pelo hub de conteúdo do Zoom, onde cobriu eventos nacionais e internacionais, analisando celulares, fones e outros eletrônicos. De 2019 a 2022, escreveu a coluna semanal "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Antes disso tudo, cursou Farmácia e fundou uma banda de rock.

Relacionados

Relacionados