Google coloca Pac-Man, Evangelion e Hello Kitty em realidade aumentada na busca

O Google já projeta outros objetos em realidade aumentada como dinossauros, trajes espaciais, pinturas e diversos animais

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Personagens japoneses em realidade aumentada do Google (Imagem: divulgação/Google)
Personagens japoneses em realidade aumentada do Google (Imagem: divulgação/Google)

O Google divulgou nesta terça-feira (20) o lançamento de diversos objetos para realidade aumentada de smartphones e tablets, com destaque para Pac-Man e Hello Kitty. A novidade é acessada diretamente no aplicativo do buscador para dispositivos móveis e reúne diversos ícones da cultura pop japonesa, entregando os personagens também para países do ocidente.

Ao todo são 14 novos objetos animados em 3D adicionados dentro da ferramenta para realidade aumentada do gigante das buscas, capaz de projetar o personagem em qualquer superfície lisa e até mesmo exibir o conteúdo em seu tamanho original. A partir do buscador o usuário pode pesquisar por:

  • Hello Kitty;
  • Pac-man;
  • Ultraman;
  • Ultraman Zero;
  • Ultraman Belial;
  • Gomora;
  • Evangelion (exibindo o EVA-01, pilotado por Shinji);
  • Gundam (exibindo as versões Penelope, Xi e Odysseus);
  • Cogimyun;
  • Taiko no Tatsujin;
  • Pompompurin;
  • Little Twin Stars.

O próprio Google comenta que a cultura dos animes e videogames surgiu no Japão entre os anos de 1950 e 1980, chegando também em outros países. Para escolher quais elementos colocar em realidade aumentada, dentro de um leque tão grande de opções, o gigante das buscas listou quais eram os personagens mais buscados em praticamente todos os países do mundo, durante os últimos cinco anos.

Segundo o levantamento, Pac-man aparece em primeiro lugar em praticamente qualquer canto do mundo. O personagem amarelo tem mais do que o dobro das buscas do segundo colocado, representado pela simpática Hello Kitty. O gigante das buscas ainda aponta para o Peru quando cria um ranking dos países que mais buscaram o faminto por pontos e fantasmas, enquanto as Filipinas lideram quando o assunto é a gatinha de laço – que não é mais uma gatinha, mas sim uma gijinka.

Personagens japoneses em realidade aumentada do Google (Imagem: divulgação/Google)

Personagens japoneses em realidade aumentada do Google (Imagem: divulgação/Google)

Google tem outros objetos em realidade aumentada

A chegada dos personagens de anime é uma adição para a já longa lista de objetos e animais para exibição em realidade aumentada de smartphones e tablets. Em novembro do ano passado os usuários do buscador puderam começar a ver um ornitorrinco, coala, tigre, cabra, labrador e até um pug na tela do aparelho.

Antes, em agosto do mesmo ano, animais pré-históricos como chegaram ao serviço, que já contava com outros objetos em 3D como um dos módulos da Apollo 11, o traje espacial de Neil Armstrong, mais de 10 dinossauros diferentes, tubarão, girafa, gato, pônei, urso, cervo e até um autorretrato de Frida Kahlo.

Para projetar qualquer um dos objetos em 3D em superfícies planas, seja um animal, pintura ou mesmo um gigantesco Gundam, basta acessar o Google a partir de qualquer navegador no Android que esteja ao menos na versão 7 Nougat. Se você tem um iPhone, iPod Touch ou iPad, precisa fazer a busca pelo aplicativo do gigante das buscas a partir do iOS 11.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados