Prévia do Windows 10 traz fonte atualizada e mais fácil de ler

Segoe UI Variable funciona melhor em tamanhos maiores, mantendo a boa leitura também quando está menor que 9pt

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos
Segoe Variable
Segoe UI Variable (Imagem: Divulgação/Microsoft)

A Microsoft lançou, nesta quinta-feira (06), uma nova prévia do Windows 10 para membros do canal Dev no programa Insider. A build 21376 traz poucas novidades, mas há um destaque para a mais recente variante da fonte Segoe UI, que promete funcionar bem em todos os tamanhos, dos menores aos maiores.

Originalmente, a Segoe UI foi projetada para funcionar em 9pt e, por isso, entrega boa experiência com este tamanho. Entretanto ela não tinha uma exibição tão boa em tamanhos grandes e oferecia legibilidade prejudicada em textos ainda menores que 9pt.

De acordo com a Microsoft, a Segoe UI Variable é uma atualização da Segoe clássica, com legibilidade aprimorada e melhores contornos. A nova fonte usa uma tecnologia de fonte variável que se adapta de forma dinâmica a diferentes tamanhos.

Além disso, a fonte Segoe UI Historic está ganhando suporte ao Bamum Unicode.

Outras novidades da prévia do Windows 10 (build 21376)

Além das mudanças na fonte, a prévia do Windows 10 traz uma série de correções para bugs e pequenos ajustes em outras partes gráficas, o que inclui alterações no design do curso ao arrastar e soltar, e um novo ícone para o app Conectar, mais alinhado à linha visual revelada recentemente para os ícones do sistema.

Vale reforçar que tudo isso chega ao canal Dev, logo não há necessariamente uma garantia de que eles estarão prontos na versão final (o update Sun Valley) esperada para o segundo semestre deste ano. Já o canal Beta, para os early adopters de plantão, segue com o Windows 10 May 2021 (21H1).

Com informações: Microsoft e XDA Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados