Windows 7 deixa de receber atualizações de driver via Windows Update

O fim da entrega de drivers para o Windows 7 pelo Windows Update acontece poucos meses depois do fim do suporte deste sistema

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Tela do Windows Update (Imagem: reprodução/Windows 10)

Tela do Windows Update (Imagem: reprodução/Windows 10)

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (17) o fim das atualizações de driver para o Windows 7, via Windows Update. A novidade acontece pouco tempo depois do fim para o certificado SHA-1 e junto desta versão do sistema operacional da empresa, outros também receberam exatamente o mesmo destino: Windows Server 2008 e sua versão R2.

O Windows 7 foi lançado em outubro de 2009 e viveu por bastante tempo dentro das máquinas, recebendo suporte da Microsoft por pouco mais de 10 anos. Mais ou menos um ano depois do fim deste serviço prestado pela empresa aos usuários, a gigante do software desligou a ferramenta para atualização de drivers que existe dentro do Windows Update. A decisão levou junto o Windows Server 2008 e sua versão R2.

Este fim da entrega para drivers no Windows 7 faz parte da expiração do certificado SHA-1, que aconteceu na primeira quinzena do mês passado. A Microsoft decidiu finalizar a entrega de drivers pelo Windows Update por receio de parceiros utilizarem o certificado SHA-2 no lugar do anterior, que é incompatível com essa versão do sistema operacional da empresa.

“Isso, por sua vez, tinha o potencial de oferecer usabilidade degradada ou tempo maior de boot para os dispositivos. Isso ocorre porque os sistemas sem patch terão falhas de integridade de código quando apresentados com um driver assinado com o SHA-2”, diz Naim Mohammad Microsoft, gerente de programa técnico da Microsoft.

Mesmo com o desligamento desta forma para entregar recursos, a novidade não significa que todos os computadores com esta versão do sistema operacional estão largados, sem uma ferramenta nativa para estes softwares.

Windows 7 ainda poderá receber drivers atualizados

Se o usuário do Windows 7 está no programa de Atualizações de Segurança Estendida, ESU em inglês, a Microsoft continuará utilizando seus servidores para levar os drivers até os PCs.

“Se sua organização utiliza o programa Atualizações de Segurança Estendida, você continuará tendo a capacidade de entregar drivers em seus dispositivos gerenciados usando o Windows Server Update Services e outros métodos suportados”, comenta Mohammad.

A Microsoft continuará trabalhando com a avaliação de drivers com foco nos Windows 7 e Server 2008 até janeiro de 2023.

Com informações: Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados