Snapdragon 888 Plus 5G é lançado e virá em celulares da Xiaomi e Motorola

Chip Qualcomm Snapdragon 888 Plus traz frequência maior e mais desempenho em inteligência artificial

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Celular com Snapdragon 888 Plus (imagem: divulgação/Qualcomm)
Celular com Snapdragon 888 Plus (imagem: divulgação/Qualcomm)

A MWC 2021 começou nesta segunda-feira (28). A Qualcomm aproveitou o evento para anunciar o seu mais novo chip para celulares high-end: o Snapdragon 888 Plus 5G vem para trazer mais desempenho do que o já poderoso Snapdragon 888. O destaque vai para o quesito inteligência artificial: a novidade é 20% mais rápida no processamento de tarefas do tipo em relação ao seu antecessor.

Como o nome sugere, o Snapdragon 888 Plus não é um projeto totalmente novo, mas uma versão “turbinada” do Snapdragon 888, chip revelado pela Qualcomm em dezembro de 2020.

Isso significa que os dois modelos contam com a mesma estrutura. A diferença é que a versão Plus aprimora algumas especificações para incrementar o desempenho.

Foco em inteligência artificial

Assim como o Snapdragon 888, o Snapdragon 888 Plus é formado por núcleos Kryo 680. São oito, ao todo. Quatro são baseados nos núcleos Cortex-A55 de 1,8 GHz e lidam com tarefas básicas. Três são baseados no Cortex-A78 de 2,4 GHz e são voltados a tarefas exigentes.

O oitavo núcleo é baseado em um Cortex-X1 — uma espécie de variante personalizável do Cortex-78 — com frequência de 3 GHz (2,995 GHz, para ser exato). Aqui reside um dos diferenciais do Snapdragon 888 Plus: no Snapdragon 888 “normal”, esse clock é de 2,84 GHz.

No quesito gráficos, nenhuma mudança. O novo chip mantém a GPU Adreno 660.

Em compensação, a Qualcomm tratou de melhorar o desempenho de tarefas de inteligência artificial. O Hexagon 780, componente direcionado a esse trabalho, é 20% mais rápido do que a unidade disponível para o Snapdragon 888.

Esse ganho faz o Snapdragon 888 Plus alcançar 32 trilhões de operações por segundo (TOPS) em tarefas de inteligência artificial contra 26 TOPS do Snapdragon 888, nas palavras da Qualcomm.

Suporte a 5G

As demais características não mudam. O processador de sinal de imagem (ISP) Spectra 580 que, entre outras características, permite ao celular capturar imagens de três sensores ao mesmo tempo, permanece por aqui.

O mesmo vale para o modem Snapdragon X60, que adiciona ao chip suporte a 5G a partir de frequências em ondas milimétricas (mmWave) e abaixo de 6 GHz (sub-6).

Anunciado em fevereiro de 2021, o modem Snapdragon X65 5G deve aparecer somente na próxima geração de chips móveis de alto desempenho da Qualcomm, a ser revelada, provavelmente, no final do ano.

Snapdragon 888 Plus: quando chega?

Não vai demorar. De acordo com a Qualcomm, o Snapdragon 888 Plus vai equipar celulares de marcas como Asus, Honor, Motorola, Vivo e Xiaomi a serem anunciados no segundo semestre.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados