Pix supera soma de transações em TED, DOC e boleto, diz Banco Central

Presidente do Banco Central aponta ainda que 73 milhões de brasileiros já usaram Pix para enviar ou receber dinheiro

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses
Pix no celular (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Pix no celular (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O Pix não tem nem um ano de operação, mas já é seguro afirmar que o sistema de transferências e pagamentos instantâneos caiu no gosto dos brasileiros. De acordo com Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, há alguns meses que transações via Pix superam a soma de operações baseadas em TED, DOC, cheque e boleto bancário.

A informação foi dada em um evento promovido pelo Instituto Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac). Campos Neto não revelou a quantidade de transações realizadas em cada modalidade, mas deu alguns números que reforçam a sua afirmação.

Uma delas é a quantidade de usuários do Pix. A modalidade já conta com a adesão de 87,8 milhões de pessoas físicas e 5,8 milhões de pessoas jurídicas. Juntas, elas respondem por 254,4 milhões de chaves Pix cadastradas.

Ainda de acordo com o executivo, cerca de 73 milhões de brasileiros já realizaram transações via Pix, seja para pagar ou receber valores. Essa quantidade equivale a 46% da população adulta do Brasil, estima o Banco Central.

Embora Campos Neto não tenha detalhado os números de transações, a instituição revelou, no início de junho, que o Pix movimentou R$ 1,4 trilhão entre novembro de 2020 (mês em que o Pix entrou em operação) e maio de 2021. Esse montante foi alcançado por meio de 2 bilhões de transações.

É claro que o Banco Central almeja aumentar esses números. Campos Neto lembra que mais serviços atrelados ao Pix estão a caminho, como o Pix Saque e o Pix Troco, que vão permitir que o usuário retire dinheiro em espécie a partir de estabelecimentos físicos. Ambos devem entrar em operação no segundo semestre de 2021.

O Banco Central também prevê lançar o cartão Pix para permitir transações offline. A expectativa é a de que essa modalidade seja anunciada no último trimestre do ano.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados