Windows 10 21H2 é confirmado pela Microsoft com suporte melhorado ao Linux

Atualização 21H2 deve ser liberada em outubro; um das novidades é o suporte melhorado ao Windows Subsystem for Linux

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses
Notebook com Windows 10 (imagem: Windows/Unsplash)
Windows 10 (imagem: Windows/Unsplash)

O Windows 11 está vindo aí, mas isso não quer dizer que a Microsoft deixou o Windows 10 de lado. Nesta semana, a companhia confirmou a próxima grande atualização do seu atual sistema operacional. O pacote 21H2, como vem sendo chamado, tem entre seus atrativos o suporte melhorado ao Windows Subsystem for Linux (WSL).

O Windows 10 21H2 deve ser liberado em outubro e, provavelmente, receberá o nome Windows 10 October 2021 Update (ou algo semelhante) na ocasião. Para usuários que acessam o canal preview do programa de testes Windows Insider, a prévia está disponível a partir do pacote KB5004296 (compilação 19044.1147).

A própria Microsoft deixa claro que a atualização 21H2 prioriza o aprimoramento de recursos de produtividade, gerenciamento e segurança. Não devemos esperar por mudanças drásticas, portanto — estas estarão presentes no Windows 11.

Novidades do Windows 10 21H2 recém-confirmadas

Do ponto de vista funcional, a companhia destacou em sua última publicação sobre a atualização o suporte do Windows 10 ao padrão WPA3 H2E, que incrementa a segurança de conexões a redes Wi-Fi compatíveis.

Além disso, a atualização permitirá ao Windows Hello para uso corporativo suportar modelos simplificados de implantação sem senha, recurso que é útil para deixar o sistema pronto para uso em poucos minutos.

A novidade mais interessante, provavelmente, é o aprimoramento do WSL. Trata-se de um componente que permite ao usuário executar um ambiente Linux dentro do Windows 10, sem necessidade de uma máquina virtual específica para isso.

O WSL vem sendo aperfeiçoado de modo consistente desde o seu lançamento. Uma das mudanças mais recentes, anunciada em abril, permite ao sistema operacional rodar softwares para Linux com interface gráfica ao lado dos aplicativos do próprio Windows.

Windows e Linux (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Windows e Linux (imagem: divulgação/Microsoft)

Com o update 21H2, o WSL passa a permitir o uso de aceleração gráfica por hardware (GPU) na execução de aplicações para ambiente Linux, recurso que havia sido introduzido na mudança de abril.

A integração entre as duas plataformas inclui ainda a implementação do Azure IoT Edge para Linux no Windows para execução de tarefas de aprendizagem de máquina e outras aplicações avançadas.

Windows 10 21H2: quando?

Como já informando, o Windows 10 21H2 deve ser librado em outubro. O pacote estará disponível automaticamente para instalações do Windows 10 nas versões 2004, 20H2 e 21H1. A atualização terá suporte de 18 meses para os Windows 10 Home e Pro. As versões Enterprise e Education serão suportadas por 30 meses.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados