Apple libera recurso para Macs com Intel que antes era restrito ao M1

Live Text, ferramenta nativa para reconhecer textos em imagens, é liberado pela Apple em Macs com processadores da Intel

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
MacBook Pro (16 polegadas)
MacBook Pro de 16 polegadas com processador Intel (Imagem: Tecnoblog)

O macOS Monterey possui uma ferramenta que reconhece textos em imagens (Live Text). O recurso, no entanto, estava disponível apenas para Macs com o processador Apple M1. Agora, com a chegada da quarta versão de testes do sistema nesta terça-feira (27), a Apple começou a disponibilizá-lo em computadores com processador Intel.

A expansão do recurso aparece nas notas de atualização do macOS Monterey Beta 4. A Apple informa que “o Live Text agora funciona em todos os computadores Mac compatíveis com macOS Monterey”, sem especificar se há restrições. Mas, pelo Twitter, um usuário afirmou que conseguiu utilizar a função em um Mac Pro de 2008.

“Eu mesmo verifiquei, o Live Text é compatível com todos os Macs Intel, ao que parece. Sem depender do [chip de segurança] T2, funcionando bem no meu Mac Pro 2008”, relatou. “É um pouco lento, no entanto. É mais provável que seja um problema com as CPUs de 14 anos da máquina”.

O Live Text, também conhecido como “Texto ao Vivo” em português, é uma das novidades da atualização. Com ele, o sistema é capaz de reconhecer textos em imagens de maneira nativa. Dessa forma, o usuário consegue selecionar o telefone em um panfleto para fazer uma ligação ou enviá-lo a amigos pelas redes sociais, por exemplo.

Live Text no macOS Monterey (Imagem: Divulgação/Apple)

Live Text no macOS Monterey (Imagem: Divulgação/Apple)

Apple limita funções do macOS 12 em Macs com Intel

A expansão da disponibilidade do Live Text ocorre depois que a Apple limitou alguns recursos do sistema em Macs com Intel. Em seu site, a fabricante informou que nem todas as funções do macOS Monterey estariam disponíveis em computadores sem Apple M1. É o caso do modo retrato do FaceTime e de algumas funções do Mapas.

O macOS Monterey marcou sua estreia durante a WWDC 2021, no começo de junho. Além do Texto ao Vivo, a sucessor do macOS Big Sur traz uma ferramenta conhecida como Controle Universal, para fazer ações no iPad diretamente pelo Mac sem depender de fio algum. O sistema ainda traz o app Atalhos (Shortcuts), mudanças no Safari e mais.

Por enquanto, a nova versão do software da Apple está em fase de testes. A previsão é de que a atualização chegue a Macs e MacBooks com processadores Intel e da Apple até o fim do ano. Saiba se o seu computador é compatível com o macOS Monterey.

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados