Google Agenda mostrará quanto tempo você passa em reunião a cada dia

Novo painel do Google Agenda apresentará detalhes sobre a frequência e o tempo consumido em reuniões para ajudar no planejamento da rotina

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Agenda (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Google Agenda terá um novo painel para ajudar a controlar o tempo. O Google apresentou, nesta segunda-feira (30), um recurso para que o usuário saiba a frequência e quanto tempo ele passa em reuniões com colegas de trabalho. A ferramenta estará disponível a partir de setembro às contas que façam parte do Google Workspace.

A novidade é conhecida como Time Insights (“Percepções de Tempo”, em tradução livre). Através de um painel lateral, o usuário consegue visualizar uma espécie de relatório sobre as reuniões realizadas em um período de tempo com o auxílio de gráficos. O recurso, no entanto, só pode ser acessado pelo computador.

“Com as mudanças em nossos ambientes de trabalho no ano passado, algumas pessoas têm mais reuniões e podem sentir menos controle sobre como seu tempo de trabalho é gasto”, explicaram. “O Time Insights pode mostrar esses dados e ajudá-lo a planejar melhor o seu tempo”.

Time Insights do Google Agenda (Imagem: Reprodução/Google)
Time Insights do Google Agenda (Imagem: Reprodução/Google)

Google Agenda: como funciona o Time Insights?

A ferramenta apresenta três tipos de informações. A primeira categoria é conhecida como Divisão do Temp e revela os tipos de reuniões realizadas. Já a seção Tempo em Reuniões detalha a frequência dos encontros. Também é possível visualizar os colegas de trabalho com quem o usuário tem entrado em contato com mais regularidade.

Somente o usuário poderá ter acesso a esses dados. Mas o Google informa que “se você gerencia os calendários de outras pessoas e tem permissão para ‘gerenciar o acesso de compartilhamento’ a esses calendários, é possível visualizar o Time Insights”. A ferramenta também pode ser desativada pelo administrador do domínio.

O painel será liberado gradualmente em dois momentos. Para domínios com lançamento rápido, o recurso chegará a partir de 6 de setembro. Para domínios com lançamento agendado, o desembarque acontecerá a partir de 20 de setembro. 

O Time Insights estará disponível somente para assinantes do Google Workspace Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Plus e clientes de organizações sem fins lucrativos.

App do Google Chat ganha opção para ser executado ao fazer login no computador (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
App do Google Chat ganha opção para ser executado ao fazer login no computador (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

App do Google Chat ganha opção para abrir ao fazer login

O Google Chat também recebeu uma novidade. Na semana passada, a companhia anunciou uma opção para que o aplicativo da plataforma para Chrome seja inicializado junto com o computador no Linux, macOS e Windows. O recurso foi liberado para todos os usuários elegíveis, mas ainda não está disponível para Chrome OS.

A configuração da novidade é simples. Para isto, basta acessar o endereço “chrome://apps”, clicar com o botão direito do mouse sobre o app do Google Chat e ativar a opção “Iniciar app ao fazer login”. Vale lembrar que é preciso ter o PWA (Progressive Web App) do Chat instalado no navegador.

“Disponível para todos os clientes do Google Workspace, bem como para clientes do G Suite Basic e Business”, informaram.

Com informações: 9to5Google e Google Workspace Updates (1 e 2)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados