Apple Watch 7 tem módulo para transferir dados que você não poderá usar

Documentação indica que Apple Watch Series 7 tem módulo secreto de 60,5 Hz para transferência de dados sem fio

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apple Watch Series 7 (Imagem: Reprodução / Apple)
Apple Watch Series 7 (imagem: reprodução/Apple)

Rumores apontavam que o Apple Watch Series 7 passaria por uma grande mudança de visual. Não passou. O relógio recebeu ajustes de design, mas preserva a essência dos modelos anteriores. As novidades funcionais podem fazer o smartwatch valer a pena, porém. Mas uma delas não estará ao seu alcance: um módulo que permite ao dispositivo transferir dados rapidamente.

O componente foi reportado ao MacRumors por analistas que o identificaram em uma documentação enviada pela Apple à Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), entidade americana equivalente à Anatel.

Os registros informam que o tal módulo funciona à taxa de 60,5 Hz e é ativado quando o Apple Watch Series 7 é colocado sobre uma base com conexão magnética e alimentação elétrica via porta USB-C. Teoricamente, isso permite ao relógio transferir dados para outros dispositivos de uma maneira rápida.

Quão rápida? Essa informação não foi encontrada, mas o MacRumors sugere que taxas compatíveis com as do padrão USB 2.0, de até 480 Mb/s (megabits por segundo), poderiam ser alcançadas.

Se a taxa de transferência de dados for menor, mesmo assim seria interessante contar com uma base para transferir dados de ou para um Mac, por exemplo. Mas o suposto dock, identificado apenas como A2687, não é comercializado pela Apple.

Uma das hipóteses é a de que esse dock venha a ser usado apenas por lojas oficiais ou redes de assistência técnica para diagnóstico de problemas (apesar de a linha já contar com uma porta para isso) ou manutenção no Apple Watch — para reinstalação do sistema operacional a partir de uma restauração, por exemplo.

Apesar disso, existe a possibilidade, ainda que remota, de que o componente tenha serventia para os usuários em algum momento. Há rumores de que a Apple vem trabalhando em um padrão para adicionar transferência de dados à sua tecnologia MagSafe para recarga sem fio. Talvez o tal módulo possa ter alguma utilidade semelhante a isso.

Apple Watch Series 7 tem tela maior

Comparativo entre Watches 7, 6 e 3
Comparativo entre Watches 7, 6 e 3 (imagem: reprodução/Apple)

Uma das grandes novidades do Apple Watch Series 7 é a sua tela maior, efeito da redução das bordas do componente, que agora têm apenas 1,7 mm. Isso permite ao relógio ter um visor 20% mais amplo na comparação com a geração anterior.

De acordo com a Apple, o smartwatch também é 33% mais rápido na recarga da bateria, embora a autonomia do componente continue estimada em até 18 horas.

Ainda não há data oficial para o lançamento do Apple Watch Series 7. Sabe-se apenas que o dispositivo chegará ao mercado ainda em 2021. Nos Estados Unidos, os preços começarão em US$ 399.

Receba mais sobre Apple Watch Series 7 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados