Comedouro inteligente que guarda perfil dos gatos chega ao Brasil

Comedouro que armazena identidade dos pets e portinhola que controla entrada de gatos na casa já estão disponíveis no Brasil

Pedro Knoth
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Donos de gatos podem comemorar. A partir desta quinta-feira (4), uma grande aliada pode fazer parte da rotina e dos cuidados dos felinos: a tecnologia. Ela está presente na linha Sure PetCare, lançada pela MSD Saúde Animal, da farmacêutica Merck. Dois produtos chamam a atenção: comedouros inteligentes capazes armazenarem dados e regularem a dieta do animal.

Segundo um comunicado da MSD Saúde Animal, a principal finalidade da linha de aparelhos inteligentes da Sure é estreitar a relação entre o dono e seu pet. Os comedouros, por exemplo, permitem que a pessoa regule a alimentação do gato de forma personalizada — o que pode ser um desafio em uma casa com muitos animais.

O lançamento acontece depois da homologação da linha Sure PetCare na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Contudo, o bebedouro inteligente Felaqua não está disponível para ser comprado. Os donos de pet devem esperar um pouco mais para adquirí-lo.

Comedouro é capaz de guardar identidade de 32 gatos

A MSD contou ao Tecnoblog que está lançando dois tipos de comedouros inteligentes no mercado brasileiro. Um deles é o Pet Feed, uma versão mais básica com abertura da tampa da ração. Já o Pet Feed Conect é mais completo: em que o dono também pode medir a quantidade de comida e fazer comparações sobre a dieta do animal por um determinado período de tempo.

O comedouro inteligente funciona da seguinte forma: ela armazena dados do gatinho e dispensa a comida de acordo com o perfil do bichano que está com fome. A identificação pode acontecer por meio de um microchip implantado por um veterinário.

Mas não é necessário fazer uma cirurgia só para tirar proveito do aparelho; junto com o produto vem uma tag que pode ser acoplada na coleira do pet, e assim ele também pode ser reconhecido pelo feeder

Ele é compatível com coleiras de RFID (Identificação por Radiofrequência) e com qualquer microchip, para que o equipamento ofereça comida aos gatos da casa, e não aos do vizinho.

O aparelho é capaz de guardar a identidade de 32 animais ao mesmo tempo, e funciona com quatro pilhas do tipo C. O produto vem com uma tigela com capacidade para 400 ml — seriam duas porções de comida molhada.

Se a identidade do gato não é reconhecida pelo comedouro, portas de plástico que se sobrepõem à tigela não abrem. O dono também pode ativar a abertura gradual da tampa, permitindo que os gatinhos se acostumem ao aparelho

Portinhola inteligente avisa sobre gatos intrusos

Gato passando por porta inteligente Sureflap
Gato passando por porta inteligente SureFlap (Imagem: Sure Petcare/Divulgação)

Outro produto da linha inteligente da Sure PetCare é uma portinhola que vem com um microchip e controla a entrada e saída de gatos da casa. Ela se conecta ao aplicativo da empresa, disponível para Android e iOS. A partir do app, o dono consegue monitorar a entrada e saída dos felinos — nenhum impostor vai aproveitar a ração dos seus pets.

No momento, tanto o comedouro quanto a portinhola inteligente estão disponíveis somente no site da loja Petlove. O feeder possui um manual para o usuário, mas ele não conta com tradução para o português.

Com informações: Petlove

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados