Uber Eats vai encerrar delivery de restaurantes no Brasil

Uber anuncia o fim do delivery de comida de restaurantes no país; empresa vai focar em entrega de supermercados com Cornershop e pacotes com Uber Flash

Ana Marques
Por
Uber Eats (Imagem: Robert Anasch/Unsplash)

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) que vai fechar o delivery de restaurantes do Uber Eats no Brasil. O serviço de entrega de comida sofria com a forte concorrência do iFood no país, e ficará disponível apenas até o dia 7 de março de 2022. A empresa, no entanto, continuará realizando delivery em outras frentes — com o Cornershop by Uber, Uber Flash e Uber Direct.

O Uber Eats chegou ao Brasil em 2016, e de acordo com a companhia, atua em mais de 150 cidades, em todos os estados do país. Uma reportagem do Brazil Journal publicada nesta quinta revela que a empresa estaria desistindo do delivery de comida devido ao “monopólio” do iFood, que tem uma fatia de mercado maior do que 80%.

Uma fonte que não foi identificada disse ao veículo que o iFood criou “uma barreira de mercado brutal”, o que tornou as operações de concorrentes “inviáveis”.

Em novembro de 2020, a Rappi denunciou o iFood ao Cade por práticas anticompetitivas, e a Uber se juntou como parte interessada posteriormente. A ação gerou uma medida preventiva de proibição de exclusividade com restaurantes — entretanto, os acordos de exclusividade já existentes continuariam válidos até o fim do processo, com possibilidade de renovação por até um ano, sem limite de renovações.

Em nota ao Tecnoblog, o iFood diz que:

“O iFood não comenta decisões de negócio de outras empresas. Com relação ao mercado de entrega de refeições, o iFood esclarece que o setor de delivery online segue em constante evolução com a entrada frequente de novos competidores e o surgimento de novos modelos de negócios. Essa competição intensa favorece restaurantes, entregadores e consumidores, e promove mais inovação para todo o ecossistema.”

App Uber Eats continua funcionando após 7 de março

A Uber ressalta ainda que o aplicativo Uber Eats continuará funcionando com a intermediação de entrega de compras de supermercados, lojas especializadas, conveniências, pet shops, floriculturas, farmácias e outros produtos.

Caso haja créditos ou descontos acumulados em seu app, eles permanecerão na sua Uber Wallet, e você conseguirá utilizá-los depois do dia 7 de março de 2022 em qualquer outro serviço da plataforma.

A partir de hoje, 6 de janeiro, a modalidade de pagamentos em dinheiro para pedidos feitos pelo Uber Eats ficará indisponível. Até o encerramento das atividades de entrega de comida, usuários poderão fazer pedidos de refeições apenas por meios digitais, como cartão de crédito e débito e Pix.

Uber continua delivery com Cornershop, Flash e Direct

Apesar do fim do delivery para restaurantes do Uber Eats no Brasil, o serviço continua operante em outros 45 países. A Uber esclarece em comunicado publicado nesta quinta-feira (6), que ainda irá realizar entregas no Brasil, mas com foco apenas em três setores:

Além disso, a Uber mantém seu serviço de corridas por aplicativo, e afirma que irá continuar a expansão para outros meios de transporte, como motos e táxis.

*Texto atualizado em 7/1/2022 às 11h30 para incluir o posicionamento do iFood.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados