YouTube se inspira na Netflix com download inteligente de vídeos para você

Ainda em fase experimental, recurso para fazer downloads inteligentes do YouTube Premium está disponível para poucos usuários

Bruno Gall De Blasi
Por
YouTube app (Android)

Google está preparando uma forma mais prática para baixar vídeos novos do YouTube. Similar à Netflix, o novo recurso para assinantes Premium faz downloads inteligentes e automáticos de conteúdos para que você possa assistí-los a qualquer momento, mesmo quando não tiver conexão com a internet. A ferramenta, no entanto, ainda está em fase de testes e limitada a um pequeno grupo de usuários.

A novidade foi revelada pelo 9to5Google nesta quinta-feira (13). Conhecido como “Smart downloads” (downloads inteligentes, em tradução livre), a função é capaz de guardar vídeos automaticamente quando o celular está em uma rede Wi-Fi. Depois, é possível reproduzi-los pela página de downloads dentro da biblioteca do app.

Ao todo, a ferramenta baixa vinte vídeos por semana. A seleção é realizada pelo algoritmo da plataforma possivelmente com base no histórico de reproduções. Além disso, a descrição da função informa que, caso o smartphone não tenha espaço disponível, o usuário será notificado para “dar passos extras” para utilizá-la. 

YouTube experimenta download inteligente em app para Android 12 (Imagem: Reprodução/9to5Google)
YouTube experimenta download inteligente em app para Android 12 (Imagem: Reprodução/9to5Google)

YouTube: função faz downloads inteligentes de vídeos

Se você é assinante da Netflix, talvez o recurso (e o nome) não seja tão estranho. Isto porque a plataforma de streaming oferece uma função parecida que faz a transferência automática de sugestões e de episódios de séries seguintes pelo celular. “Os downloads só serão feitos quando você estiver em uma rede Wi-Fi”, informam.

O “Smart downloads” do YouTube, porém, está bem restrito neste momento. O site informa que somente assinantes Premium da Europa podem utilizá-lo neste momento. Além disso, é preciso ter a versão mais recente do sistema operacional do Google instalada: Android 12. Por fim, o período de testes vai durar até 14 de fevereiro.

Não há previsão de lançamento da novidade do YouTube Premium.

Com informações: 9to5Google e XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados