iOS 15.3 chega para corrigir falha que vazava histórico do Chrome e Safari

iOS 15.3 e iPadOS 15.3 corrigem falhas de segurança, com destaque para problema grave no Safari; atualizações já podem ser baixadas

Emerson Alecrim
Por

Se você tem um iPhone ou um iPad, atenção: nesta quarta-feira (26), a Apple começou a liberar as versões finais do iOS 15.3 e do iPadOS 15.3. Ambas as atualizações chegam apenas duas semanas depois da liberação das versões 15.2.1 desses sistemas. Há uma boa razão para isso: correções de de segurança.

Atualização para o iOS 15.3 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Atualização para o iOS 15.3 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Falha grave no Safari

O problema mais importante corrigido no iOS 15.3 envolve o Safari. Na semana passada, veio à tona a descoberta de uma falha na versão 15 do navegador que permite que dados de navegação do usuário em serviços como Google, Netflix e Twitter sejam acessados por terceiros.

Recorrer a outros navegadores, como o Google Chrome, era uma ação apenas paliativa, pois, no iOS, browsers de outras organizações precisam usar o WebKit (o motor de renderização do Safari), razão pela qual também estavam vulneráveis. Isso explica a relativa urgência com a qual o problema foi tratado pela Apple.

A falha em questão foi solucionada no iOS 15.3, no iPadOS 15.3, bem como no macOS Monterey 12.2 e no macOS Big Sur 11.6.3, afinal, todas as versões do Safari 15 estão sujeitas ao bug.

Note que essas atualizações são focadas apenas em correções e ajustes do sistema, portanto, não trazem nenhuma nova funcionalidade.

Como atualizar o iOS ou o iPadOS

  1. Faça um backup de seu iPhone ou iPad (você pode pular, mas essa etapa é sempre recomendada);
  2. Acesse os ajustes de sistema;
  3. Entre em “Geral” e acesse a opção “Atualização de Software”;
  4. Aguarde o sistema verificar se há atualizações disponíveis;
  5. Veja se uma caixa com a descrição do iOS ou iPadOS 15.3 aparece;
  6. Leia as instruções e toque em “Baixar e Instalar”.

Se o update não aparecer para você, é só aguardar um pouco. Como essa é uma versão finalizada, ela está sendo liberada para todos os aparelhos compatíveis.

Relacionados

Relacionados