Prévia do Windows 11 traz vários retoques na interface e novidades no Narrador

Microsoft introduz melhorias ao controle de mídias da tela de bloqueio do Windows 11, novas vozes ao Narrador e outras novidades

Bruno Gall De Blasi
Por
Copilot já é testado no Bloco de Notas do Windows 11 (imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Microsoft liberou uma nova prévia do Windows 11 aos participantes do Windows Insiders. Segundo a companhia nesta quinta-feira (27), a atualização traz melhorias na interface, incluindo os controles de mídia na tela de bloqueio, e novas vozes ao Narrador. A atualização do sistema está disponível no canal para desenvolvedores.

A compilação é identificada pelo número 22543. O update se destaca pelas melhorias nos controles de mídia que aparecem quando a tela está bloqueada para ficar mais parecido com o painel das configurações rápidas. O widget também sempre usará o tema escuro (dark mode) para se aproximar do restante do visual da tela de bloqueio.

A Microsoft, no entanto, traz uma advertência em relação à liberação aos retoques: “estamos começando a implementar essa mudança, por isso ainda não está disponível para todos os Insiders, pois planejamos monitorar o feedback e ver como ele chega antes de divulgá-lo para todos”.

O atalho Win + Alt + K também ganhou uma notificação para informar que o microfone foi silenciado. Além disso, a animação ao ajustar o tamanho de janelas foi otimizado. Confira:

Prévia do Windows 11 traz melhorias na experiência para alterar o tamanho de janelas (Imagem: Reprodução/Microsoft)
Prévia do Windows 11 traz melhorias na experiência para alterar o tamanho de janelas (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Narrador do Windows 11 ganha novas vozes e mais

O Narrador ganhou mais vozes naturais para o inglês dos Estados Unidos: Jenny e Aria. Para usá-las, o usuário precisa baixá-las. Mas a Microsoft informa que as novas opções devem ser instaladas separadamente, ainda que o usuário possa tê-las guardadas ao mesmo tempo. A função também ganhou novos atalhos de teclado:

  • Narrador + Alt + a tecla Menos: move para a voz anterior na caixa de combinação de configurações de voz;
  • Narrador + Alt + tecla Mais: move para a próxima voz na caixa de combinação de configurações de voz.

Outros comandos foram atualizados na nova compilação disponível para o canal Dev. É o caso das combinações Narrador + Alt + teclas Colchete Esquerdo e Direito, que move para o modo de leitura da pontuação anterior ou posterior.

Novos controles de mídia da tela de bloqueio da prévia do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)
Novos controles de mídia da tela de bloqueio da prévia do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)

O update ainda resolve outros problemas, como a falha que encerra o Gerenciador de Tarefas ao abrir a aba Desempenho. A atualização também dá fim ao bug que trava o explorer.exe ao arrastar e soltar um arquivo de uma pasta compactada no Explorador de Arquivos. Ainda assim, a Microsoft reconhece alguns percalços, como a barra de tarefas que às vezes pisca ao alternar os métodos de entrada.

Ainda não se sabe quando as novidades chegarão a todos os usuários.

Com informações: Microsoft (Blog) e Windows Latest

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados