Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Windows 11 avança em recurso de abas no Explorador de Arquivos

Microsoft prepara abas para o Explorador de Arquivos do Windows 11; recurso recebe melhorias em atualização experimental

Bruno Gall De Blasi

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Microsoft começou a preparar as abas para o Explorador de Arquivos do Windows 11 nos últimos meses. Agora, a companhia deu novos passos no desenvolvimento das guias ao incluir novas opções ao recurso para navegar entre pastas. A novidade, no entanto, ainda não está disponível para todos os usuários do sistema operacional.

Microsoft prepara abas para o Explorador de Arquivos do Windows 11 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)
Microsoft prepara abas para o Explorador de Arquivos do Windows 11 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A atualização começou a dar as caras em fevereiro. No último dia 9, o desenvolvedor Rafael Rivera compartilhou imagens do Explorar de Arquivos com abas, assim como no macOS e distribuições do Linux. O recurso surgiu na compilação de número 22572, que já foi liberada para quem faz parte do programa Windows Insiders. 

De lá para cá, a Microsoft levou algumas melhorias ao recurso. Trata-se da possibilidade de reorganizar as guias, conforme informado pelo Windows Latest nesta terça-feira (29), assim como acontece no Google Chrome, Edge e outros navegadores. Para isto, basta escolher a aba selecionada e arrastá-la para a ordem desejada.

Também é possível levar as guias para uma nova janela. O comando não traz muita diferença: basta clicar sobre a aba desejada e arrastá-la para fora da instância e a guia será levada para uma nova janela. Ou seja, você não vai precisar fechar uma guia e reabri-la caso queira melhorar a organização das pastas abertas no PC.

Abas do Explorador de Arquivos para Windows 11 recebe incrementos (Imagem: Reprodução/Windows Latest)
Abas do Explorador de Arquivos para Windows 11 recebe incrementos (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Windows 11: Explorador de Arquivos ganha abas

Este é um dos recursos mais esperados do sistema operacional, como foi ressaltado anteriormente aqui no Tecnoblog. Durante a estreia da compilação 22572, alguns usuários comemoraram a aparição das abas no Explorador de Arquivos. “Isso realmente ajudará a reduzir a quantidade de janelas desajeitadas do Windows Explorer”, disse uma pessoa pelo Twitter na época.

E não é para menos, pois já faz cerca de cinco anos que a Microsoft explora o recurso sem dar uma previsão de lançamento. Em 2017, por exemplo, a companhia chegou a levar as abas ao Explorador de Arquivos e outros apps. O projeto, no entanto, foi cancelado em 2019.

Apesar do avanço, ainda não há uma data certa para o recurso ser levado a todos os usuários. Mas a expectativa é de que a Microsoft lance as abas do Explorador de Arquivos do Windows 11 nos próximos meses.