Windows 11 perde recurso que facilita reorganizar ícones na barra de tarefas

Para otimizar experiência em tablets, Microsoft remove função de arrastar ícones na bandeja do sistema da barra de tarefas do Windows 11; usuários reclamam de mudança

Bruno Ignacio
Por
Microsoft pode barrar de vez o Windows 11 em PCs antigos (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Microsoft ataca novamente. Em mais uma tentativa de otimizar o Windows 11 para tablets, usuários de desktop vão perder mais um recurso. Desta vez, a vítima foi a bandeja do sistema na barra de tarefas, que se tornará estática e não permitirá mais arrastar e soltar os ícones de aplicativos abertos em segundo plano.

Na build 22563 do sistema operacional, não é mais possível reordenar ou arrastar e soltar ícones na bandeja do sistema. Para quem não sabe, estamos falando daquela janela pop-up que aparece ao clicar sobre o ícone “^” na barra de tarefas do Windows. Nela, ficam os aplicativos que estão sendo executados em segundo plano, como o Discord, Microsoft Teams, Slack, Steam e outros.

Trata-se de um recurso que ajuda o usuário a gerenciar melhor o que ele quer ver na barra de tarefas. No entanto, a Microsoft entendeu que a habilidade de arrastar os ícones na bandeja do sistema poderia ser prejudicial para usuários de tablets, e removeu a função para evitar que dedos escorregadios mudem os ícones de lugar sem querer. No entanto, usuários de desktop também foram afetados.

Bandeja do sistema no Windows 11 (Imagem: Reprodução)
Bandeja do sistema no Windows 11 (Imagem: Reprodução)

No momento, a alteração deverá chegar para a versão 22H2 do Windows 11. Em um comunicado, a Microsoft confirmou que as otimizações para tablets exigiam a remoção da função de arrastar e soltar da bandeja do sistema:

“Continuaremos a monitorar esse feedback, mas com as atualizações que fizemos para a nova barra de tarefas otimizada para tablet na Build 22563, não daremos mais suporte para arrastar ícones na bandeja do sistema ou entre a bandeja do sistema e o flyout de ícones ocultos”.

Microsoft em comunicado sobre build 22563 do Windows 11

Agora, para alterar os ícones presentes na bandeja você precisa fazer o seguinte caminho: Configurações > Personalização > Barra de tarefas > Bandeja do sistema.

Usuários reclamam de otimizações para tablets

A mudança pegou usuários de surpresa, que inicialmente acharam que era algum tipo de bug. No fórum da Microsoft, surgiram alguns tópicos questionando a inabilidade de arrastar os ícones na bandeja do sistema. Naturalmente, a resposta da Microsoft dizendo que se tratava de uma “mudança de design” desagradou à maioria. “Se isso foi uma alteração intencional de design, então foi uma decisão horrível”, afirmou um dos usuários.

No Reddit, discussões já começam a surgir, especialmente sobre a Microsoft tentar otimizar o Windows 11 para tablets enquanto acaba prejudicando a experiência do usuário de desktop. Um dos tópicos diz:

“O Windows 11 precisa de um modo dedicado a tablets, caso contrário, veremos o Windows 8 acontecer novamente.”

Usuário u/techraito no Reddit

Vale lembrar que a Microsoft já tentou no passado implementar um sistema operacional que funcionasse tanto em computadores quando em tablets (e em computadores que viram tablets). No entanto, o Windows 8 foi recebido como um fiasco: confuso, pouco intuitivo e cheio de problemas de interface.

Com informações: Windows Latest

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Relacionados