Rede móvel da TIM atinge 5,3 mil municípios com incorporação da Oi

Com soma da rede da Oi Móvel, cobertura de celular da TIM atinge mais cidades que a líder Vivo; tele deve levar 4G para todos os municípios até 2023

Lucas Braga
Por
Celular com logo da TIM

A TIM divulgou os resultados financeiros do 1º trimestre de 2022 e trouxe um novo dado sobre a incorporação da Oi Móvel. Com a aquisição de fatia da operadora, a cobertura da companhia atinge a marca de 5.370 municípios brasileiros. A tele deve alcançar todas as cidades brasileiras com 4G até o próximo ano.

A operadora divulgou que existem 3.262 municípios que TIM e Oi possuem presença com cobertura celular. No entanto, 1.844 outras localidades são atendidas apenas pela TIM, enquanto 264 cidades possuem apenas rede móvel da Oi. Aqui é importante considerar que se trata apenas das regiões que tele italiana irá assumir.

De acordo com dados de março de 2022 reportados pelo Teleco, a TIM tinha cobertura de celular em 4.957 municípios, o que a colocava atrás da Vivo, que possuía 5.004 cidades. No entanto, a operadora italiana já liderava na tecnologia 4G, com presença em 4.794 localidades.

Claro e Vivo ainda não divulgaram cobertura somada

A adição das cidades cobertas apenas pela Oi Móvel trouxe um salto para a TIM, que afirma ser líder em cobertura. Ainda é cedo para ter certeza sobre isso, visto que Claro e Vivo ainda não divulgaram qual seria o número de municípios atendidos com a soma das redes.

De qualquer forma, é bem provável que a TIM se mantenha no topo do ranking de cobertura: ela foi a maior compradora da Oi Móvel e receberá clientes de 29 diferentes DDDs. A Claro ficou com usuários de 27 DDDs, mas sua rede é significativamente menor: ela atende 4.503 cidades, das quais apenas 3.075 têm tecnologia 4G.

Uma coisa é certa: os clientes oriundos da Oi Móvel poderão utilizar redes mais extensas e modernas, seja nas mãos da Claro, TIM ou Vivo. Sozinha, a operadora fatiada tinha serviço celular disponível em 3.611 cidades; o 4G existia em apenas 1.043 municípios, enquanto o 3G alcançava 1.670 localidades. Em muitas regiões a companhia oferecia apenas 2G, que não permite experiência minimamente razoável para internet móvel.

TIM deve levar 4G para todas as cidades brasileiras

É importante lembrar que a TIM assumiu o compromisso de cobrir todos os 5.570 municípios brasileiros com rede 4G até 2023. A promessa surgiu a partir de um acordo com a Anatel, que determinou para a tele que expandisse o serviço de quarta geração para 350 novas cidades.

Para atingir locais remotos, como estradas e vilarejos, a TIM aposta em torres de celular alimentadas por energia solar e conexão de dados via satélite. A operadora afirma ter mais de 1.000 antenas na modalidade Sky Coverage, e prevê expansão nos próximos anos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados