Speedtest para iOS ganha mapa que mostra onde Claro, TIM e Vivo têm sinal

Recurso já estava disponível no Android desde 2021; mapas podem ajudar a encontrar 5G e auxiliam na escolha de uma nova operadora móvel

Lucas Braga
Por
5G DSS da Vivo em Belo Horizonte (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

O Speedtest para iOS ganhou uma nova função: além de aferir as velocidades do Wi-Fi ou de redes móveis, o app agora exibe um mapa que permite verificar a cobertura de sinal 2G, 3G, 4G ou 5G. A função já estava disponível no Android desde fevereiro de 2021, mas só agora desembarcou nos smartphones da Apple.

O mapa do Speedtest é criado com base em dados coletados pelo aplicativo de medição de velocidade. Fica a cargo do usuário decidir se quer compartilhar as informações de localização, tendo em vista que é possível aceitar ou recusar o uso do GPS na primeira vez que o app é aberto.

Os mapas de cobertura só podem ser acessados no app para iOS e Android, e não há opção para verificar a cobertura pelo site do Speedtest. É possível conferir dados de várias operadoras, exibidas conforme o posicionamento da localização indicada pelo usuário.

Por se alimentar de dados colaborativos, os mapas do Speedtest podem não corresponder à toda a cobertura das operadoras, visto que algum usuário precisa ter usado o app na região para ela ser identificada na plataforma. No entanto, a demarcação pode ser útil para indicar com maior precisão se um local isolado possui sinal — afinal, se um teste foi feito naquela área é porque a internet móvel funcionou.

Mapa de cobertura do Speedtest para iOS
Mapa de cobertura do Speedtest para iOS (Imagem: Reprodução)

Com um bom mapa de cobertura, o Speedtest se torna mais uma opção para escolher uma operadora de celular, já que é possível identificar quais empresas fornecem sinal na região indicada pelo usuário. Seria ainda melhor se o app mostrasse a média de velocidade alcançada em cada cidade, como faz o Simet para provedores de internet fixa.

Speedtest pode ser útil para identificar locais com 5G

O 5G está em fase de construção por parte da Claro, TIM e Vivo, e a cobertura ainda é restrita a alguns bairros ou regiões. Sendo assim, o app do Speedtest pode ser útil para identificar locais com rede de quinta geração disponível, sem depender dos mapas fornecidos pelas operadoras.

O problema é que, assim como a maioria dos celulares, o app Speedtest não identifica se o 5G utiliza frequências dedicadas ou o padrão DSS, que compartilha espectro com 4G, 3G e 2G. Dependendo da situação, as redes DSS entregam velocidades inferiores ao encontrado no 4G puro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados