Anatel autoriza a Oi vender controle da V.tal, companhia de rede neutra

Venda da V.tal já havia sido autorizada pelo Cade; empresa de rede neutra tem Oi como cliente-âncora e quer cobertura para 32 milhões de casas até 2025

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 5 meses
Técnicos da Oi expandindo rede de fibra óptica em Belo Horizonte/MG
Técnicos da Oi expandindo rede de fibra óptica da V.tal (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

O Conselho-Diretor da Anatel autorizou nesta quinta-feira (5) que a Oi transfira o controle da V.tal, empresa de rede neutra criada a partir da separação dos ativos de fibra óptica da operadora. A companhia será controlada por fundos do banco BTG Pactual, que poderá alugar a infraestrutura para outras empresas além da Oi Fibra.

Uma decisão já era esperada há mais tempo, mas um pedido de vistas do conselheiro Emmanoel Campelo atrasou a deliberação. Com a aprovação, os fundos do BTG Pactual finalmente poderão assumir o controle da V.tal, tendo em vista que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já havia autorizado a transação em outubro de 2021.

O BTG Pactual pagou cerca de R$ 12,9 bilhões por 52% da companhia neutra. Além das redes de fibra óptica oriundas da Oi, a V.tal também será composta pela infraestrutura da Globenet, que já pertencia ao banco e atua com conexões internacionais submarinas.

Em seu voto, o conselheiro Vicente Aquino defendeu o modelo de negócios de rede neutra, por gerar maior eficiência no setor pela otimização de investimentos e uso de infraestrutura. No entanto, por se tratar de um formato ainda incipiente no Brasil, a Anatel determinou que a Superintendência de Competição acompanhe esse novo mercado.

V.tal cobre 15 milhões de casas e tem clientes além da Oi

A V.tal é uma empresa interessante: ela não terá nenhum usuário final de telecomunicações, mas venderá serviços no atacado para outras operadoras. Sua rede é bem extensa, com mais de 400 mil km de fibra óptica e pontos de ligação em 2.300 cidades brasileiras.

Quando se trata de banda larga, a rede da V.tal chega a 15 milhões de domicílios de mais de 200 cidades brasileiras. Atualmente a Oi é a principal cliente, visto que a Oi Fibra possui 3,9 milhões de assinantes.

O plano estratégico da V.tal estima investimentos na casa de R$ 30 bilhões para expandir o serviço de fibra óptica para residências (FTTH). A empresa prevê cobertura para 32 milhões de casas até o fim de 2025.

No entanto, nem só de Oi vive a V.tal: a companhia já estabeleceu acordos com outros provedores, incluindo a Obvious, que planeja atender 4 milhões de clientes nos próximos cinco anos. A rede neutra também atende operadoras regionais como Vero e Master, que puderam expandir a atuação para novas localidades sem investir em cabeamento próprio.

Receba mais sobre V.tal na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados