Notícias Aplicativos e Software

TikTok lança avatares customizados 3D como Bitmoji e Memoji

Depois de Instagram, TikTok é a mais nova rede social a ganhar carinhas personalizadas; recurso pode ser usado como figurinha ou filtro

Giovanni Santa Rosa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O TikTok é a mais nova empresa a embarcar na onda dos avatares animados em 3D. A rede social segue os passos do Memoji da Apple, do Bitmoji do Snapchat e dos Avatares da Meta. Com ele, é possível mandar figurinhas, fazer vídeos e até mesmo alterar sua voz.

Avatares do TikTok
Avatares do TikTok (Imagem: Divulgação / TikTok)

A ferramenta permite criar “bonequinhos” com uma aparência muito próxima à do usuário, ou inventar um personagem totalmente novo. Dá para alterar formato do rosto, tom de pele, penteado e acessórios, incluindo maquiagem e piercings.

A empresa promete tornar o recurso o mais inclusivo possível em termos de roupas, cores de pele e texturas de cabelo.

A novidade fica na seção de efeitos do aplicativo do TikTok. Lá, é só procurar pelo efeito Avatar. Ao selecioná-lo, você cria sua figura como bem entender.

Ela pode ser usada como filtro na câmera: o Avatar acompanha seus gestos e expressões. É possível até mesmo combinar essas imagens com os efeitos de voz.

TikTok poderá ter pseudônimos e personagens

Como nota o site The Verge, isso abre perspectivas interessantes.

Enquanto Instagram e Snapchat usam suas caras 3D principalmente em figurinhas para enviar em conversas, o recurso do TikTok tem mais possibilidades.

Ele pode ser usado na criação de personagens e pseudônimos, sem que os criadores de conteúdo precisem mostrar seus rostos na tela.

Outra opção é usar um avatar miniatura, que pode ser adicionado a seu vídeo. Os tiktokers poderão ajustar a posição e o tamanho, além de personalizar as reações.

O TikTok diz que o recurso de miniatura ainda não está disponível, mas deve ser distribuído em breve.

Instagram ganhou avatares recentemente

O TikTok não é o único app a oferecer um recurso desse tipo.

O Snapchat tem o Bitmoji desde 2016, quando comprou a empresa Bitstrips por US$ 100 milhões.

Já a Apple tem os Animojis desde 2017, que permitiam que o usuário desse vida a emojis. Em 2018, a empresa apresentou os Memojis, com que é possível criar uma carinha customizada.

A Meta também não ficou de fora. Em 2020, o Facebook lançou o recurso no Brasil. Em maio de 2022, foi a vez do Instagram receber os avatares personalizados.

Com informações: TikTok, The Verge, TechCrunch

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque