Dell anuncia no Brasil PC com AMD Threadripper e até 1 terabyte de RAM

Workstation Dell Precision 7865 pode ser equipada com AMD Ryzen Threadripper de 64 núcleos e até 56 TB de armazenamento

Emerson Alecrim
Por
Precision 7865 (imagem: divulgação/Dell)

Uma máquina com processador de 64 núcleos, até 1 TB de memória RAM e até 56 TB de armazenamento. Parece a configuração de um servidor, mas, na verdade, essas são as especificações que a workstation (estação de trabalho) Precision 7865 pode ter. Em formato de desktop (torre), a novidade vai ser lançada pela Dell no Brasil.

Workstations são computadores de alto desempenho voltados a atividades profissionais. Esse tipo de máquina pode ser usado em aplicações de engenharia, arquitetura e pesquisa científica, só para dar alguns exemplos.

O Precision 7865 se encaixa bem nessa missão. De acordo com a própria Dell, o modelo foi desenvolvido “para suportar cargas de trabalho exigentes de vários aplicativos simultâneos e capacitar os usuários a lidar com fluxos de trabalho complexos e pesados com mais eficiência”.

Está aí a razão para as especificações do modelo serem tão avançadas.

Dell Precision 7865: hardware de respeito

Em sua versão mais completa, o Dell Precision 7865 sai de fábrica com um processador AMD Ryzen Threadripper Pro 5995WX com 64 núcleos e 128 threads.

Trata-se de um chip direcionado justamente a aplicações que demandam alto desempenho. Também há opções mais simples, mas ainda poderosas, que têm de 12 a 32 núcleos.

Sozinho, o Ryzen Threadripper não vai muito longe. É por isso que a estação de trabalho também pode ser equipada, entre outras opções, com uma placa de vídeo AMD Radeon Pro W6800 (16 GB de memória) ou uma Nvidia RTX A6000 (48 GB). Assim como o processador, ambas as GPUs são direcionadas a atividades profissionais.

Tem mais. O Precision 7865 pode ter até 1 TB de memória DDR4 de 3.200 MHz com ECC (mecanismo para correção de erros), além de até 64 TB de armazenamento entre HDs e SSDs.

A conectividade é garantida com portas USB-A (tradicionais), USB-C e Ethernet, por exemplo, com a tecnologia Thunderbolt 3 aparecendo como opcional.

Mas, sim, uma máquina como essa gasta bastante energia. Para você ter noção, só o Ryzen Threadripper Pro 5995WX tem TDP padrão de 280 W. É por isso que a workstation vem com uma fonte de alimentação de 1.350 W.

Como sistema operacional, a estação de trabalho pode contar com o Windows 10 Pro ou o Windows 11 Pro (até porque há um módulo TPM 2.0 aqui). As outras opções são o Ubuntu 20.04 LTS e o Red Hat Enterprise Linux 8.6.

Precision 7865 (imagem: divulgação/Dell)
Precision 7865 (imagem: divulgação/Dell)

Disponibilidade

O Dell Precision 7865 vai ser lançado globalmente. O Brasil não é exceção. Por aqui, a máquina estará disponível a partir de julho, de acordo com a companhia, quando então conheceremos os preços.

Lá fora, a configuração de entrada da workstation deve custar por volta de US$ 5.000. No Brasil, sendo bastante otimista, eu chutaria em algo começando em R$ 30.000.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados