Microsoft prepara novo OneDrive para Windows 11, mostra vazamento

Imagens vazadas mostram OneDrive com uma nova e mais bem organizada interface de configurações na versão para Windows 11

Emerson Alecrim
Por
OneDrive (imagem: reprodução/Microsoft)
OneDrive (imagem: reprodução/Microsoft)

Ainda que não agrade a todo mundo, a estratégia da Microsoft é inteligente. A companhia preferiu lançar o Windows 11 primeiro e só depois adequar algumas de suas ferramentas ao sistema operacional, aos poucos. O próximo aplicativo a passar por isso é o cliente do OneDrive. Pelo menos é o que sugere um vazamento.

As imagens que indicam que a Microsoft vai renovar o aplicativo do OneDrive apareceram no Twitter. Um usuário que se identifica como Florian divulgou capturas de tela que mostram uma nova interface na área de configurações da ferramenta.

Não haverá funcionalidades novas, aparentemente. Mas a reformulação da interface será bem-vinda, não só por adequar o cliente do OneDrive ao padrão visual do Windows 11, mas também por deixá-lo mais organizado.

Nas capturas de tela, é possível notar que os cantos da janela estão arredondados e que o esquema de cores é o mesmo do sistema operacional, por exemplo.

Suposta nova versão do OneDrive para Windows 11 (imagem: Twitter/Florian)
Suposta nova versão do OneDrive para Windows 11 (imagem: Twitter/Florian)

Também há mudanças significativas na organização dos elementos. As seções, cada uma acompanhada de um ícone, estão listadas à esquerda e se expandem à direita. Na versão atual do cliente do OneDrive, a área de configurações é disposta em abas posicionadas uma ao lado da outra.

Repare ainda que as informações sobre armazenamento disponível e capacidade utilizada aparecem em todas as telas. Na versão atual, é preciso abrir a aba Conta para conferir esses detalhes.

Pouca gente sabe, mas o aplicativo do OneDrive permite que as taxas de download e upload de arquivos para o serviço sejam limitadas manualmente. Essa opção fica disponível na aba Rede, que não aparece na nova interface. É possível, porém, que esse recurso tenha sido transferido para o botão de configurações avançadas, na guia de sincronização.

OneDrive atual para Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
OneDrive atual para Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Novo OneDrive para Windows 11: quando?

De modo geral, o OneDrive se integra bem ao Windows 11. Mas uma reformulação é válida, ainda mais se, além da interface renovada, vier com mais opções de configuração ou incremento de desempenho (torço para que isso aconteça).

Mas, até o momento, não há nenhuma previsão sobre quando o novo cliente do OneDrive será liberado. Aparentemente, a Microsoft está fazendo testes com um número limitado de usuários. Por ora, nem mesmo os participantes do programa Windows Insider têm acesso à ferramenta.

Suposta nova versão do OneDrive para Windows 11 (imagem: Twitter/Florian)
Suposta nova versão do OneDrive para Windows 11 (imagem: Twitter/Florian)

Florian, o usuário que divulgou as capturas de tela no Twitter, afirma que o aplicativo testado por ele é uma versão usada internamente pela Microsoft. De todo modo, as imagens sugerem que a reformulação do aplicativo está em fase avançada. Com base nisso, é de se presumir que uma versão pública será liberada em breve.

Para os mais ansiosos, Florian divulgou um link para um instalador da nova versão. Mas fica o alerta: essa não é uma versão liberada oficialmente, por isso, instale-a por sua conta e risco.

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados