Gol entrega primeiro avião de carga do Mercado Livre para acelerar entregas

Objetivo da empresa de marketplace é a de diminuir o prazo de entrega de quatro dias para um em várias regiões brasileiras

Ricardo Syozi
Por

Anunciada em abril, a primeira aeronave da parceria entre Mercado Livre e Gol foi entregue nesta terça-feira (23). Com uma cor predominantemente amarela, o avião cargueiro será uma ferramenta para diminuir consideravelmente o tempo de entrega pelo Brasil. Segundo as companhias, o objetivo é o de garantir a chegada de produtos 80% mais rapidamente em todas as regiões.

Impossível não ver essa cor amarela pelos céus (Imagem: Reprodução / Instagram)
Impossível não ver essa cor amarela pelos céus (Imagem: Reprodução / Instagram)

A primeira das seis aeronaves, fruto da parceria de 10 anos entre o marketplace e a companhia aérea, começará seus trabalhos em setembro. As cidades de Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Teresina (PI) receberão a operação antes do resto do país. Nesse sentido, o foco de todo o projeto são as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Primordialmente, o avião é um 737-800BCF (o BCF vem de Boeing Converted Freighter). Ele tem 15 anos e já transportou passageiros pela Gol com a matrícula PR-GTP, antes da conversão para carga. A aeronave com capacidade de 24 toneladas é parte do investimento de R$ 17 bilhões do Mercado Livre no Brasil. Além disso, a companhia aérea espera entregar mais duas opções de cargueiros até o fim de 2022.

Nas palavras de Fernando Yunes, vice-presidente Sênior e líder do Mercado Livre no Brasil:

Os primeiros voos terão como destino as cidades de Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Teresina (PI), onde o prazo atual de 4 dias cairá para apenas 1, considerando cargas armazenadas em Fulfillment. Vamos reduzir o tempo de entrega em até 80%. Esta é a concretização de nosso propósito de entrega rápida e democratização do comércio para todo o país.

Mercado Livre investe em peso no país

Dando continuidade à sua expansão na América Latina, o Mercado Livre mantém o direcionamento de seus esforços no Brasil. Além da parceria com a Gol, adicionando aeronaves de carga para agilizar as entregas, a empresa também está abrindo novos centros de distribuição pelas cidades brasileiras.

Por causa disso, cerca de 4 mil vagas de emprego serão abertas ainda em 2022. As áreas de logística e tecnologia são as principais, já que a companhia de marketplace está focando em se aprimorar nesses quesitos.

Os R$ 17 bilhões em investimentos refletem, sem dúvida, como o Brasil se tornou um ponto estratégico para o Mercado Livre.

Com informações: Aeroflap.