Notícias Aplicativos e Software

Android 14 já tem data oficial do Google para iniciar teste público

Futura versão do sistema operacional do Google, Android 14 tende a receber o seu primeiro beta público no começo de 2023

Bruno Gall De Blasi
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Google já está se preparando para desenvolver a nova geração do Android. De acordo com o 9to5Google nesta segunda-feira (29), o Android 14 Beta começará a ser distribuído no segundo trimestre do ano que vem. A atualização será liberada após as futuras versões trimestrais do Android 13.

Beta do Android 14 deve ser distribuído a partir do primeiro semestre de 2023 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Beta do Android 14 deve ser distribuído a partir do primeiro semestre de 2023 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Tradicionalmente, o Google começa a desenvolver as novas versões do Android já no primeiro trimestre. O esquema ajuda a preparar boa parte dos principais recursos que serão levados à atualização a tempo do Google I/O. Depois, a compilação estável é liberada às fabricantes no segundo semestre. 

Primeiro Beta do Android 14 pode chegar em abril

O Google não pretende fugir muito desse modelo no próximo ano. Recentemente, a empresa atualizou o site do programa de testes do sistema operacional para informar que o beta do Android 13 QPR (Lançamentos Trimestrais da Plataforma) continua até março de 2023. Depois, será a vez da versão experimental do Android 14.

Caso o calendário não seja alterado, o Android 14 Beta chegará ainda no segundo trimestre de 2023. Conforme apontado pelo 9to5Google, espera-se que a nova geração receba a sua primeira versão de testes em abril. Já o Developer Preview tende a ser distribuído a partir de fevereiro.

Mas o Android 13 não ficará no escuro ao longo dos próximos meses. O Google deve liberar duas atualizações trimestrais até março. Vale lembrar que a versão final foi lançada em agosto de 2022.

Android 13 recebeu a sua versão estável em agosto (Imagem: Divulgação/Google)
Android 13 recebeu a sua versão estável em agosto (Imagem: Divulgação/Google)

Android 13 foi liberado em agosto

O Android 13 é a versão mais recente do sistema operacional do Google. Anunciada em maio durante o Google I/O 2022, a geração atual traz alguns melhorias no Material You, com a possibilidade de personalizar ainda mais a interface. O update também garantiu incrementos a tablets para otimizar a multitarefa.

A lista de novidades agrega os avanços em privacidade. Agora, o sistema possui um recurso para impedir que os apps acessem todos os arquivos do celular. Os aplicativos também terão de solicitar a permissão do usuário para emitir notificações, assim como no iPhone.

Como já foi informado, a versão final foi liberada em agosto. Mas não são todos os dispositivos que já receberam a atualização. Todavia, o Google informou que o update chegará em smartphones e tablets da Asus, Motorola, Nokia, OnePlus, Oppo, Samsung, Sony e Xiaomi. 

Com informações: 9to5Google e Android Central

Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Entrou para o Tecnoblog em 2020 e também escreveu para o TechTudo e iHelpBR.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque