Itaú oferece opção para desabilitar compras online com o cartão físico

Aplicativos do Itaú recebem botão bloquear temporariamente transações online no cartão físico; compras serão feitas com o cartão virtual

Bruno Gall De Blasi
Por
Agência do Itaú

Itaú liberou uma atualização para dar mais segurança aos seus cartões de crédito. Nesta quarta-feira (31), o banco passou a oferecer uma opção para desativar temporariamente o uso do cartão físico em transações online. Assim, apenas o cartão virtual estará habilitado para fazer compras pela internet.

A solução coloca o cartão virtual em destaque. Caso não esteja a par, a função permite criar uma numeração provisória para fazer compras e contratações pela internet. Este recurso garante mais proteção ao usuário pois, em caso de vazamento, os dados não poderão ser utilizados novamente em outras transações.

Em nota à imprensa, o banco destacou que a novidade dá poder de escolha ao cliente. “O Itaú quer incentivar um uso mais seguro dos meios de pagamento, com papel ativo dos consumidores na proteção contra fraudes”, informaram. E é aí que entra a nova configuração, pois os usuários podem bloquear o uso da numeração do cartão físico em compras pela internet.

“Sabemos que muitas pessoas ainda preferem usar o cartão físico, por conta do hábito, mas as modalidades digitais trazem uma camada extra de proteção”, afirmou Mario Miguel, diretor de cartões do Itaú. “Ao desabilitar o cartão físico para compras online, o cliente protege seus dados do risco de serem expostos; além disso, não corre o risco de ele ser utilizado em transações na internet em caso de perda, roubo ou furto do cartão físico.”

Itaú ganha opção para bloquear compras online com o cartão de crédito físico (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Itaú ganha opção para bloquear compras online com o cartão de crédito físico (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Como bloquear as compras online pelo cartão físico?

A funcionalidade é acionada pelos próprios aplicativos do banco. No caso do Itaú Cartões, é preciso acessar a aba “Serviços”, escolher a opção “Bloqueio Temporário” e selecionar um cartão. Em seguida, basta acionar a opção “Compras Online” para bloquear o uso do cartão físico para transações pela internet.

O procedimento também pode ser realizado pelos apps Itaú e Itaú Personnalité. Mas o procedimento é um pouco mais extenso:

  1. Abre o aplicativo no seu celular;
  2. Acesse a aba “Produtos”;
  3. Vá em “Cartões”;
  4. Toque em “Bloqueio Temporário”;
  5. Selecione o cartão de crédito desejado;
  6. Ative a opção “Compras Online”.

Pronto, a numeração do cartão físico não poderá mais ser utilizada para compras pela internet.

Apps do Itaú permitem criar cartões virtuais para compras pela internet (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Apps do Itaú permitem criar cartões virtuais para compras pela internet (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

E como eu uso o cartão virtual do Itaú?

Ao realizar o bloqueio, o cliente só poderá fazer transações online pelo cartão virtual. Mas não entremos em pânico: a modalidade, além de ser mais segura, também é simples de usar. E você só precisa ter acesso aos apps do banco para gerar a numeração. 

Saiba como criar um cartão virtual temporário do Itaú:

  1. Se você está usando o app Itaú ou Itaú Personnalité, acesse a aba “Produtos” e depois toque em “Cartões”;
  2. Se você está usando o app Itaú Cartões, acesse a aba “Serviços”;
  3. Toque na opção “Cartão virtual”;
  4. Na página “Cartão virtual”, pressione o botão “Gerar cartão temporário”;
  5. Selecione um cartão de crédito e digite a senha.

Os dados do cartão temporário serão exibidos logo em seguida. Agora, basta usar a numeração informada no aplicativo para fazer uma compra pela internet. Vale lembrar que, nesta modalidade, as informações são validas por 48 horas – ao expirar o prazo, elas não poderão ser utilizadas novamente.

Você também pode criar um cartão virtual que não expira para pagamentos recorrentes – ideal para apps de transporte, delivery e assinaturas. Para isso, na página “Cartão virtual”, basta tocar em “Gerar cartão virtual” em vez de “Gerar cartão temporário”. Depois, você poderá consultar a numeração no botão “Usar cartão virtual”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados