TikTok lança cópia do BeReal no Brasil e já ameaça o original em ranking

Nova aposta do TikTok desembarcou no país batendo de frente com o BeReal; aplicativos têm funções e interfaces similares

Paula Alves
Por
• Atualizado há 5 meses
TikTok Now estreia no Brasil e já ultrapassa BeReal em ranking da Play Store / Tecnoblog / Paula Alves
App do TikTok Now (Imagem: Paula Alves / Tecnoblog)

Uma semana após seu lançamento nos EUA, o TikTok Now desembarcou no Brasil. Assim como a ByteDance já havia anunciado, a novidade chegou ao país como um app único, que precisa ser baixado mesmo por quem já tem o TikTok instalado em seu smartphone. Com interface e mecânica iguais às do BeReal, app já disputa primeiras posições na Apple Store e Google Play.

Anunciado nos EUA na última quinta-feira (15), o TikTok Now chamou atenção logo de cara por suas similaridades ao BeReal, aplicativo de compartilhamento de fotos que vem ganhando popularidade desde o começo do ano.

Assim como ele, o novo aplicativo da ByteDance desafia o usuário a compartilhar momentos autênticos da sua rotina, enviando uma notificação uma vez ao dia no momento em que for a hora de postar. A partir daí, cabe ao usuário abrir o aplicativo e registrar o que está fazendo, tendo três minutos para fazer uma foto ou um vídeo de 10 segundos, sem nenhum filtro ou edição à sua disposição para “embelezar” o momento.

Com uma interface igual a do BeReal, que captura tanto a câmera frontal quanto traseira do celular, o TikTok Now só permite que o usuário visualize o que seus amigos postaram se ele mesmo compartilhar uma imagem ou vídeo no dia em questão.

Ao baixar o aplicativo, quem já tem o TikTok instalado no smartphone pode automaticamente vincular sua conta ao TikTok Now e importar a lista de amigos para o novo app. Na sequência, ele pode adicionar novas pessoas ou até mesmo deixar suas postagens públicas para que qualquer um da rede social acompanhe seu dia a dia.

TiKTok Now é a cópia do BeReal para fazer você criar ainda mais conteúdo / TikTok / Divulgação
TikTok Now tem a interface e mecânica do BeReal (Imagem: Divulgação / TikTok)

Aplicativos disputam posições entre mais baixados

É inegável: o TikTok Now chegou fazendo barulho. Poucas horas após seu lançamento, a novidade da ByteDance já estava entre o top 10 aplicativos mais baixados da Apple Store e do Google Play na categoria de redes sociais.

Se na loja da Apple ele aparecia em sétimo colocado, enquanto o BeReal ainda mantinha sua posição de primeiro do ranking, na Play Store quem levava a melhor na disputa era o TikTok Now, que aparecia em oitavo, enquanto o BeReal “amargava” a décima posição.

Vale ressaltar, no entanto, que as posições dos rankings não servem como métrica para o número absoluto de downloads do aplicativo, mas sim como medida de popularidade das plataformas no momento.

TiKTok Now é a cópia do BeReal para fazer você criar ainda mais conteúdo / TikTok / Divulgação
TikTok Now (Imagem: Divulgação / TikTok)

Com interfaces e mecânicas tão parecidas, a disputa e comparações entre as redes sociais acaba sendo inevitável.

Exatamente por saber disso, o TikTok Now chega com algumas peculiaridades que podem fazer diferença nessa disputa, como os vídeos de 10 segundos (que não existem no BeReal) e a possibilidade de importar seus amigos do TikTok para o TikTok Now, estabelecendo muito mais rápido uma comunidade na rede social.

O Instagram, por sua vez, também já aderiu à câmera dupla e confirmou que está trabalhando em uma ferramenta parecida à das plataformas, o que mostra que essa competição ainda está só começando.

Com informações: TikTok

Receba mais sobre TikTok na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados