Motorola estaria preparando Edge 40 Pro com mesmo processador do Galaxy S23

Próximo celular flagship da Motorola deverá estrear Snapdragon 8 Gen 2; chip será anunciado no próximo mês

Felipe Freitas
Por
Motorola Edge 30 Pro (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

A Motorola, de acordo com o leaker Digital Chat Station, lançará o Moto Edge 40 Pro com o SoC Snapdragon 8 Gen 2, mesmo chipset que equipará toda a linha do Galaxy S23. Caso a informação se confirme, a fabricante chinesa também seria uma das empresas a estrear o novo processador da Qualcomm, cuja apresentação acontecerá dentro de um mês. 

Em 2021, a Motorola e a Xiaomi foram as primeiras empresas a lançarem o Snapdragon 8 Gen 1. No caso da primeira, o chip equipou o flagship Moto X30, vendido no ocidente como Edge 30 Pro e antecessor do Edge 40 Pro

Moto Edge 40 Pro será um típico smartphone chinês

As especificações especuladas para o Edge 40 Pro seguem o “arroz com feijão” dos flagships das fabricantes chinesas: uma câmera com alta resolução, tela grande e carregamento rápido.

O Snapdragon 8 Gen 2, chip que equipará o Edge 40 Pro, será fabricado no processo de 4 nm da TSMC — a Qualcomm encerrou a parceria com a Samsung. Pouco foi “vazado” sobre o SoC, mas a mudança de fabricação já indica que os problemas do SD 8 Gen 1, como falta de desempenho, não dará as caras no próximo flagship da Motorola.

Um dos principais rivais do Edge 40 Pro será o Galaxy S23, smartphone que a Samsung deve apresentar em fevereiro de 2023, e ele utilizará o mesmo processador em todas as suas versões. O motivo é que a sul-coreana reformulará a sua linha de chips Exynos, visando desenvolver um SoC mais competitivo e exclusivo para os seus smartphones.

Motorola Edge 30 Pro

Algo interessante do novo processador da Qualcomm é que a empresa deve lançar duas versões, alterando apenas as frequências dos modelos. Dessa maneira, a Samsung, a Motorola e qualquer fabricante que utilizar o chip terá uma outra maneira de segmentar suas linhas. Por exemplo, o Edge 40 Pro poderá usar o Snapdragon 8 Gen 2 “mais fraco”, além de algumas ausências na câmera. Já um possível Edge 40 Ultra pode chegar com o processador com clock mais alto e um conjunto de câmera mais robusto. 

O leaker Digital Chat Station também relata que Edge 40 Pro terá uma câmera principal de 50 MP, mesma configuração que o seu antecessor. A tela deve continuar usando um painel OLED e medindo 6,7 polegadas. Na parte do carregamento, nada de novo: os mesmo 68 W vistos em 2021.

A Qualcomm deverá apresentar seu próximo SoC no evento Snapdragon Summit, que será realizado do dia 15 à 17 de novembro.

Com informações: Gadgets360

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados