Netflix deixará mais pessoas verem novos filmes e séries antes de todo mundo

Preview Club ajuda a refinar filmes e séries antes do lançamento; Netflix vai quadruplicar a quantidade de participantes do grupo

Bruno Gall De Blasi
Por

Netflix possui um programa para coletar feedbacks antes do lançamento de filmes e séries. Agora, a plataforma de streaming quer expandir o “período de testes” para mais pessoas: de acordo com o The Wall Street Journal nesta quinta-feira (1), a iniciativa terá uma expansão de 400% nos próximos meses.

Netflix
Netflix (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Preview Club recebeu a sua primeira missão com a estreia de Não Olhe Para Cima. Na época, usuários selecionados tiveram a oportunidade de assistir ao filme antes mesmo do lançamento. Este processo ajudou a refinar o conteúdo com base nos comentários feitos pelos expectadores durante a sessão prévia.

Atualmente, o grupo possui 2.000 pessoas. Mas a Netflix quer ir adiante, ao expandi-lo para dezenas de milhares de participantes, segundo o jornal americano. Isto representaria um aumento de 400%.

Mas para que vai servir essa expansão gigantesca?

Claro, tudo isso tem uma explicação por trás. O periódico observou que, com as análises, a empresa espera lançar conteúdos mais assertivos para garantir o máximo de retorno possível. Afinal, depois de um período perdendo usuáriosa plataforma enfim teve um refresco em outubro – e eles esperam continuar assim.

E é aí que entram os grupos. Com as audições, que já são conhecidas em Hollywood, a plataforma pode fazer ajustes finos no conteúdo antes da estreia. Assim, será possível atrair mais pessoas para assistir aos filmes e séries originais do serviço, inclusive quem ainda não é assinante.

Este procedimento também pode ajudar a melhorar a recepção dos conteúdos em uma escala global. Segundo a Variety, a plataforma lançou o programa de testes em maio de 2021. A iniciativa, porém, estava limitada apenas aos usuários dos Estados Unidos.

Agora, a Netflix deve levar o programa a todos os países de atuação.

Netflix na TV (Imagem: David Balev/Unsplash)
Netflix na TV (Imagem: David Balev/Unsplash)

Como o Netflix Preview Club funciona?

O Preview Club permite que algumas pessoas selecionadas assistam aos filmes e séries com antecedência. Mas há toda uma dinâmica por trás do experimento.

Conforme descoberto pelo TechCrunch, alguns usuários do Reddit informaram que é preciso assinar um termo de confidencialidade para participar do grupo. Os integrantes ainda ganham uma conta especial da Netflix e um prazo para assistir e avaliar o conteúdo em uma semana.

Aparentemente, a Netflix manterá a estrutura durante a expansão. Por outro lado, ainda não se sabe como acontecerá a recrutação dos novos membros do Preview Club.

Com informações: The Wall Street JournalThe VergeTechCrunch e Variety

Relacionados

Relacionados