Instagram lança ferramenta para recuperar contas hackeadas

Instagram oficializou recurso para que vítimas associem amigos para ajudar na recuperação da conta; rede social também lançou medidas de prevenção

Felipe Freitas
Por
Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Instagram anunciou nesta quinta-feira (15) o lançamento de um recurso para recuperação de contas após invasões de hackers. A funcionalidade está disponível através de uma página da própria rede social, acessável tanto pela web como pelos smartphones. A plataforma também divulgou duas novas medidas de prevenção que realizará para evitar os ataques.

O novo recurso contra roubo de contas traz, de fato, mais praticidade para a recuperação de conta. Com uma busca no Google, o usuário poderá saber como recuperar a conta hackeada. A ferramenta permitirá que o usuário retome o acesso a todos os perfis que ele possui.

Recurso é prático e passo a passo é conhecido

Além do site ser uma URL direta a um problema específica, o que traz agilidade para a recuperação da conta, as etapas que o usuário precisa realizar para retomar o acesso à conta seguem o padrão de praticamente todo serviço.

Na imagem divulgada pelo Instagram, é possível verificar que o usuário terá que inserir o método de login (nome de usuário, telefone ou email) e escolher um canal para que a plataforma envie o código de recuperação de conta. Os passos seguintes são os mesmo já usados quando alguém tem a sua conta hackeada.

Recurso para vítimas de invasões no Instagram (Imagem: Divulgação/Instagram)
Recurso para vítimas de invasões no Instagram (Imagem: Divulgação/Instagram)

Amigos podem verificar a sua identidade

Uma outra novidade no caso de invasão ou perda de contas é que o Instagram oficializou a opção de escolher dois amigos para verificar a sua identidade. Os testes com esses recursos iniciaram em fevereiro e agora estão disponíveis para todos os usuários.

Em caso de perda de acesso a uma conta, o usuário pode optar para que dois amigos verifiquem a identidade de quem está pedindo o acesso a conta (no caso, você). É obrigatório que os dois confirmem a sua identidade.

Instagram permitirá que amigos verifiquem a sua identidade na plataforma (Imagem: Divulgação/Instagram)
Instagram permitirá que amigos verifiquem a sua identidade na plataforma (Imagem: Divulgação/Instagram)

As outras atualizações de segurança divulgadas pelo Instagram envolvem a prevenção de invasões.

O Instagram está removendo contas com suspeitas de ações ilegais e iniciou os testes com notificações de uma conta suspeita pode estar fingindo ser alguém. No exemplo mostrado pela rede social, é mostrado que o sistema identificará se uma conta está copiando outra conta que você segue. A plataforma reconhecerá a foto de perfil, bio ou nome de usuário parecido com a de algum usuário já seguido.

Selos de verificação no Instagram agora aparecem em mais lugares (Imagem: Divulgação/Instagram)
Selos de verificação no Instagram agora aparecem em mais lugares (Imagem: Divulgação/Instagram)

O outro anúncio do Instagram é que os selos de verificados serão apresentados em mais lugares. Agora eles aparecem nos stories dos perfis oficiais e também ao enviar uma publicação pela DM. No futuro, ele também será mostrado no Feed.

Com informações: Instagram

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados