YouTube testa múltiplas faixas de áudio, busca em vídeos e suporte a cursos

Cobrança por aulas, dublagem automática usando inteligência artificial e pesquisa na transcrição de vídeos vem sendo estudadas pelo YouTube na Índia

Giovanni Santa Rosa
Por
YouTube
YouTube (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A plataforma de vídeos mais famosa da internet pode ganhar ferramentas em breve. O YouTube vem testando suporte a cursos, com novas formas de organizar conteúdo. Além disso, criadores poderão colocar diferentes faixas de áudio, uma forma de apresentar conteúdos em mais de um idioma. Por fim, a busca dentro dos próprios vídeos ficará mais fácil.

As três novidades estão em teste na Índia e foram apresentadas pela filial local do Google.

Cursos

Vamos começar pelos cursos. Com a ferramenta, será possível colocar vídeos de forma ordenada. Além disso, os criadores poderão disponibilizar o conteúdo gratuitamente ou cobrar por ele.

Isso deve tornar o YouTube um concorrente de plataformas especializadas, como Coursera e Udemy, entre muitas outras.

Vídeos do YouTube poderão ser organizados em cursos
Vídeos do YouTube poderão ser organizados em cursos (Imagem: Divulgação/Google)

Múltiplas faixas de áudio

O YouTube também está estudando a possibilidade de habilitar diferentes faixas de áudio em um mesmo vídeo. Isso abre caminho para dublagens em idiomas diferentes, por exemplo.

Pelo que a empresa compartilhou até agora, o recurso funciona de um jeito parecido com as legendas: toque no ícone de engrenagem no canto inferior direito e escolha a opção de áudio preferida.

Para ter uma ideia de como vai funcionar, é só acessar este vídeo e seguir os passos acima.

Opção de mudança de áudio fica no mesmo menu que as legendas
Opção de mudança de áudio fica no mesmo menu que as legendas (Imagem: Reprodução/YouTube)

O Google diz estar testando o recurso com serviços de tradução e dublagem de terceiros, que usam inteligência artificial.

Isso pode facilitar a vida de criadores e público. De um lado, as ferramentas podem dispensar o trabalho de dublar o conteúdo. De outro, quem tem dificuldade para ler legendas poderá ouvir seu idioma de preferência.

Busca em vídeos

Outra possibilidade que o Google está estudando é facilitar a busca de trechos dentro de um vídeo.

Ao abrir um vídeo do YouTube usando o app de Busca, aparece uma nova caixa de texto. Ao digitar nela, é possível pesquisar em que parte do conteúdo está o termo desejado.

Os resultados de busca mostram uma transcrição do áudio, para você saber direito sobre o que é aquela parte. Se quiser ver mais, é só tocar no horário sob o texto.

Com informações: The Verge, Google India.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados