Windows 11 perde elementos do Windows 8 e pode trazer novidades para PCs dobráveis

Microsoft está atualizando interface do Windows 11 para que design fique mais uniforme; sistema também será atualizado para ser mais amigável em PCs dobráveis

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 1 ano e 3 meses
Notebook com Windows 11 e Menu Iniciar aberto (imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)
Windows 11 (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

Pouco mais de dez anos depois do lançamento do Windows 8, a Microsoft está atualizando o design do Windows 11, removendo elementos que surgiram com o sistema operacional de 2012. Algumas mudanças já estão disponíveis na versão do Windows Insider. A empresa também trará melhorias para o uso do sistema em PCs dobráveis.

Essas novidades do Windows 11 estrearão no sistema operacional em somente em 2023, sendo que algumas devem chegar nas atualizações Momentos. Há também a expectativa de que a Microsoft não abandonará o update anual H2, que costuma ser a maior atualização do SO.

Design do Windows 11 ficará mais uniforme

Na parte do design, o Windows 11 possui algumas inconsistências. Ele arredondou vários elementos do Windows 10, seguindo uma tendência adotada pela Apple e Google em seus sistemas operacionais. Contudo, ele ainda possui alguns elementos do Windows 8.

Design do Windows 8 presente no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Design do Windows 8 presente no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Um exemplo é a janela de mudança de nome do dispositivo. Ela é a mesma desde o Windows 8 e seu design difere do Windows 11. Não é uma mudança urgente, mas traz uma uniformidade na interface do sistema operacional. Veja as primeiras mudanças de design encontradas nas builds do Windows Insider — ainda há outros elementos do Windows 8 que serão “onzificados”.

Windows 11 será mais amigável em tablets e PCs dobráveis

De acordo com o jornalista Zac Bowden, do Windows Central, a as duas primeiras atualizações da Microsoft focarão no uso do Windows em tablets e PC dobráveis.

A primeira atualização Momentos (nome digno de álbum do Orkut) de 2023 focará em tablets, trazendo recursos como barra de tarefas móvel, que é reduzida quando não é utilizada, e recomendações de consumo de bateria nas configurações. Estas novidades estão previstas para o primeiro trimestre, entre fevereiro e março.

Já o update para PCs dobráveis deve chegar no meio do ano, em algum dia entre maio e junho. No Momentos 2023 2, o Windows 11 será aprimorado para os formatos foldables de uma e duas telas — respectivamente, modelos como Surface Neo e Asus Zenbook Fold. Aqui nesta atualização também veremos as mudanças de design, que devem ser mais completas que as disponíveis na build de testes do Windows Insider.

Com informações: Windows Central

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados