Windows 11 muda atualizações para “Momentos”, que chegam este ano e em 2023

Microsoft quer abandonar esquema de novas versões anuais e passar a distribuir recursos em updates menores e mais frequentes

Giovanni Santa Rosa
Por
Windows 11

A Microsoft está pensando em uma mudança importante no ciclo de atualizações do Windows 11. A empresa passaria a distribuir updates menores e mais frequentes, chamados “Momentos”. Cada um deles traria novos recursos para o sistema e seus aplicativos.

Os Momentos seriam lançados depois da próxima atualização anual do sistema, o Windows 11 22H2, também conhecido por Sun Valley 2. Ela deve chegar em 20 de setembro. Essa versão já está finalizada e não vai receber mais recursos até os testes terminarem.

Uma das diferenças do esquema de atualizações em Momentos é que ele aconteceria por updates cumulativos. Além disso, eles ativariam recursos existentes no Windows, mas que estão desabilitados.

Com isso, a Microsoft passaria a adotar um ciclo de três anos entre grandes atualizações, sem updates anuais voltados a recursos, como o Sun Valley 2.

O primeiro Momento deve chegar em outubro. Entre as novidades, ele deve trazer abas para o Explorador de Arquivos e um recurso chamado Ações Sugeridas.

As Ações Sugeridas mostram os possíveis próximos passos do usuário depois de ele selecionar textos em aplicativos como o Microsoft Teams. Ao selecionar uma data, por exemplo, o Windows 11 sugere adicioná-la ao calendário.

Já o segundo Momento só deve ser lançado em 2023.

Testes dos Momentos do Windows 11 já começaram

As primeiras pistas de que a Microsoft vem trabalhando nesse esquema começaram a aparecer.

No GitHub da empresa, usuários encontraram builds iniciadas com 229xx e 228xx. Elas se referem a versões internas do Windows 11.

As compilações 228xx seriam relacionadas ao Momento 1. Já as 229xx, ao Momento 2. O Windows 11 22H2 é a build 22621.

Essas compilações não seriam necessariamente versões a ser instaladas nas máquinas dos usuários para atualizar o Sun Valley 2. Elas seriam usadas pela Microsoft para testar novos recursos e ferramentas, a serem distribuídos como atualizações cumulativas.

Sun Valley 2 deve chegar em setembro

Enquanto os Momentos não chegam, usuários da Microsoft se preparam para receber o Windows 11 22H2, também conhecido como Sun Valley 2. A Microsoft ainda não fez um anúncio oficial, mas espera-se que a liberação acontecerá em 20 de setembro.

Entre as novidades, estão:

Com informações: Windows Latest, Neowin, Ghacks.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados