Google Chrome esconde suas abas anônimas com senha e biometria no Android

Gigante de buscas finalmente está trazendo recurso para o Android que já existe no iOS; Samsung Internet já oferece opção similar em seu navegador

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 3 meses
Modo anônimo - Chrome
Aba anônima do Google Chrome (Image: Reprodução / Internet)

O Google anunciou que está liberando para todos os usuários de Android o recurso de bloquear a visualização de abas anônimas do Chrome através de biometria ou senha. Dessa maneira, não será possível conferir ou continuar a ver a página visitada sem a permissão de acesso do dono. Entretanto, a novidade está desativada como padrão, sendo necessária sua ativação de forma manual.

O projeto já estava sendo desenvolvido pela gigante de buscas desde 2021, mas apenas alguns meses atrás é que ele deu as caras na build mais estável do Chrome 105 para Android. Agora, o recurso finalmente chegou para todos os usuários que querem mais privacidade.

Assim que a pessoa ativa a proteção por senha ou biometria para a aba anônima do navegador, será sempre necessário passar por esse acesso antes de retomar a sessão privada. Vale destacar que essa opção pode ser novidade para aparelhos com Android, mas ela já existe há um bom tempo em gadgets com iOS.

Ou seja, o Google pode ter demorado, mas é como aquele velho ditado diz: antes tarde do que nunca.

Seja como for, parece que o foco desse update é aumentar o nível de privacidade e segurança do indivíduo. Nem sempre queremos que terceiros vejam o que estávamos pesquisando em nosso celular ou tablet.

Porém, se uma outra pessoa tiver acesso ao seu dispositivo, apenas deixar o aplicativo no guia anônimo pode não ser o suficiente para manter o nível desejado de intimidade. É aí que entra a proteção por senha ou biometria.

Google Chrome (Imagem: Tati Tata/Flickr)
Google Chrome (Imagem: Tati Tata/Flickr)

Como ativar a senha ou biometria na aba anônima do Chrome

  1. Primeiramente, abra as configurações do navegador em seu dispositivo móvel;
  2. Selecione a opção “Privacidade e Segurança”;
  3. Por fim, ative o botão de “Travar abas no guia anônimo quando fechar o Chrome”.

A empresa diz que se o recurso ainda não estiver aparelho para o usuário, é só ter paciência que ele logo aparecerá em uma atualização.

Samsung Internet já oferece esse recurso

O navegador de internet da empresa sul-coreana também tem como opção o acesso ao guia anônimo através de biometria. É necessário configurar antes, mas depois disso, sempre que o usuário quiser abrir uma aba incógnita, é preciso desbloquear usando a digital.

Outras opções que têm a privacidade como chamariz é o Brave, que é bastante rápido e não permite o rastreamento de sua navegação, por exemplo. Já o Epic Browser traz um VPN embutido, bloqueia anúncios e não armazena informações como histórico ou cookies.

De qualquer forma, se preferir manter o uso de senhas ao invés das digitais de seus dedos, é válido saber como criar senhas seguras para aplicativos e sites.

Com informações: Android Police.

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados