Com investimentos em IA, Windows 12 pode ser o SO mais inteligente do mercado

Microsoft busca mais integração de seus serviços com as tecnologias de inteligência artificial; empresa está investindo na OpenAI, proprietária do CHatGPT

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 3 meses
Notebook com Windows 11 e Menu Iniciar aberto (imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)
Windows 12 terá foco em otimização com IA? (imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

A Microsoft está abrindo a carteira para investir em inteligência artificial. Com esse cenário, o primeiro questionamento que aparece é: o Windows 12 será o sistema operacional mais inteligente do mercado? O uso da tecnologia GPT-3 dará as caras em breve nos programas e serviços da Microsoft, como o Teams e Bing.

A Microsoft firmou uma parceria com a OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT e Dall-E, para trabalharem juntas no Azure AI, plataforma de supercomputação da criadora do Windows. Recentemente, o The Information revelou que, de acordo com fontes internas, a Microsoft quer aplicar a tecnologia GPT-3 no Bing. Antes do novo SO chegar, o Windows 11 deve receber inteligência artificial para melhorar as vídeos-chamadas.

Windows 12 terá mais inteligência artificial?

Pelo andar da carruagem, com todo o investimento da Microsoft na OpenAI, o próximo Windows deve chegar com a inteligência artificial otimizada para os seus programas. Claro, ainda é cedo (nem tanto, explico mais para a frente), para saber quais aplicativos receberão melhorias com IA no Windows 12.

Todavia, fica fácil prever que as recomendações do Feed de Notícias (aquela ícone com previsão do tempo), recursos do Calendário, Microsoft To-Do, Email e outros programas que talvez você nem use. Aliás, o Feed de Notícias é um que merece uma atualização para receber uma inteligência artificial… inteligente.

Antes de lançar seu próximo SO, a Microsoft deve dar uma primeira amostra do seu desenvolvimento de inteligência artificial nas próximas semanas. O Windows 11 deve receber atualizações para melhorar a captura de áudio, redução de ruídos, melhora da imagem e até a ferramenta de contato visual.

Esses recursos estão presentes nos Microsoft Surface e outros dispositivos que contam com processadores que possuem unidades neurais. O Teams tem ferramentas de melhoria de áudio e redução de ruídos, mas chips não otimizados para tarefas de IA não devem contar com suporte para esses recursos — nada de contato visual no meu i7 de 10ª geração.

Conforme mais dispositivos com NPU (sigla em inglês para unidade de processamento neural) forem lançados, mais o suporte para as ferramentas baseadas em IA de videochamadas deve ser ampliado. A AMD é uma das empresas que está desenvolvendo processadores com NPUs e trabalhando com a Microsoft na expansão dos dispositivos otimizados para IA.

Windows 12: tem lançamento previsto para 2024

Windows 11
Windows 11 é Windows 10 2 ou só um beta lançado? (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

“Parece que foi ontem” que o Windows 11 foi lançado. O mais recente sistema operacional da Microsoft chegou em 2021, mas é esperado que o seu sucessor chegue em 2024 — ano que vem. A criadora do SO mudou o seu planejamento e deve lançar “grandes versões” do Windows a cada três anos. Logo, o suposto Windows 12 deve chegar em 2024.

O segundo questionamento que aparece com um Windows mais inteligente é: será que essa precisa ser a prioridade?

Windows 11 chegou em 2021 e ainda precisa melhorar alguns recursos e corrigir umas falhas de desenvolvimento, como um problema que existe “desde que Windows é Windows”. Se você acompanha a Comunidade Tecnoblog, deve saber como são os tópicos das notícias sobre o sistema operacional.

Um dos “carinho da torcida” fala que o Windows 11 parece que foi lançado oficialmente como beta — com complementos de que a Microsoft sempre agiu assim com os seus SO.

Como usuário de Windows desde que 1998, a dúvida é sincera. IA é o futuro e trará praticidade para os usuários. Contudo, a Microsoft deveria focar em lançar um Windows 12 “completo”, sem que o usuário espere as grandes atualizações semestrais para ver melhorias. Deixa o beta para os integrantes do Windows Insider.

Com informações:  Windows Latest

Receba mais sobre Inteligência Artificial na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados