ChatGPT desembarcará no Microsoft Azure OpenAI para empresas

Azure OpenAI vai oferecer recursos com o ChatGPT em breve; serviço da Microsoft está disponível a um público mais amplo desde segunda-feira (16)

Bruno Gall De Blasi
Por
Logotipo da Microsoft
Microsoft (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Microsoft vai introduzir mais uma ferramenta ao Azure OpenAI, solução na nuvem que oferece recursos de inteligência artificial (IA) para empresas. Nesta segunda-feira (16), a companhia informou que vai disponibilizar o ChatGPT na plataforma em breve. O anúncio chegou junto à liberação do serviço ao público em geral.

A informação partiu de um comunicado da própria Microsoft no blog do Azure.

De acordo com o vice-presidente de plataformas de IA, Eric Boyd, o ChatGPT, “uma versão aprimorada do GPT-3.5”, estará disponível aos assinantes do serviço da Microsoft. A novidade também foi revelados pelo CEO Satya Nadella:

“O ChatGPT está chegando em breve ao Azure OpenAI Service, que agora está disponível para todos, pois ajudamos os clientes a aplicar os modelos de IA mais avançados do mundo aos seus próprios imperativos de negócios”, tweetou.

Tudo isso garante uma gama extra de recursos aos desenvolvedores para desenvolver aplicativos com inteligência artificial. Por outro lado, esta inclusão deixa a responsável pelo Windows ainda mais próxima da OpenIA, que já recebeu bons investimentos da Microsoft.

Além do Azure OpenAI, a Microsoft ainda pensa em levar o ChatGPT ao Bing para tornar o buscador mais competitivo. Não à toa, o Google já está preocupado com isso.

Código em Python escrito pelo ChatGPT (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Código em Python escrito pelo ChatGPT (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Além do ChatGPT, Azure OpenAI é liberada a todos

O ChatGPT não é a única novidade relacionada ao serviço na nuvem. No comunicado, Boyd também revelou a expansão do acesso ao Azure OpenAI, que agora está oficialmente liberado a um público mais amplo.

O anúncio demonstra a expansão da ferramenta que estava em fase experimental há alguns anos. Afinal, o serviço foi introduzido em novembro de 2021, pouco depois da estreia preliminar do Copilot do GitHub. Mas foi apenas nos últimos meses que tudo começou a alcançar o público em geral.

Em maio de 2022, a Microsoft levou o Azure OpenAI para mais pessoas. Agora, nesta segunda-feira (16), o recurso alcançou um público mais amplo, para que empresas tenham acesso a mais recursos de inteligência artificial para alavancar seus negócios.

Vale lembrar que o ChatGPT não é a única ferramenta da OpenAI que estará disponível no serviço. Além do chatbot, a solução também oferece acesso ao Dall-E 2, Codex e ao GPT 3.5.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados