Nubank, Cisco e outras empresas oferecem capacitação grátis em tecnologia

Programas de capacitação grátis sobre desenvolvimento, cibersegurança e inteligência artificial são excelentes oportunidades para quem deseja dar um empurrão na carreira

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 3 meses
Estudante aprendendo a programar
Confira a seleção de programas de capacitação grátis em tecnologia (Imagem: Arif Riyanto / Unsplash)

Nubank, através do Instituto Nu, está oferecendo sete mil vagas para quem deseja aprender sobre desenvolvimento web e metodologias ágeis. Mas as oportunidades não terminam aqui: a Cisco também está oferecendo bolsas de estudos para cursos sobre redes e segurança digital. A seguir, confira os detalhes sobre esses e outros programas de capacitação grátis em tecnologia.

Instituto Nu – programa de educação em tech

O Instituto Nu, do Nubank, fechou uma parceria com o Descomplica para oferecer sete mil vagas para quem deseja mergulhar no mercado de tecnologia. O programa vai oferecer 100 horas de aulas de desenvolvimento web front-end (HTML, CSS e JavaScript) e de metodologias ágeis (UX e Design Thinking). Também haverá outras ações relacionadas ao mercado de trabalho.

“Para facilitar o acesso aos conteúdos, há uma parceria com uma operadora de internet que garante que alunos não utilizem seu pacote de dados para acessar os conteúdos da plataforma”, anunciaram. A iniciativa também conta com a reserva de metade das vagas para pessoas negras, sendo 30% exclusiva para mulheres negras. As inscrições estão abertas até 26 de fevereiro de 2023: descomplica.com.br.

Cisco – bolsas de estudos para segurança digital

A Cisco deu a largada no programa CiberEducação em comemoração aos vinte e cinco anos do Cisco Networking Academy. A iniciativa dividida em três etapas vai trazer conteúdos sobre segurança digital e 1.500 bolsas para os cursos sobre redes e cibersegurança.

As inscrições estão abertas até 26 de março, mas a primeira etapa vai começar em 6 de março de 2023. A iniciativa é exclusiva a “estudantes cursando o último ano do Ensino Médio, graduados ou cursando ensino superior ou cursos técnicos”, segundo a companhia. Confira todas as informações no site da companhia: cisco.com.

Banco Pan – bolsas para formar desenvolvedores

Além do Nubank, o Banco Pan também se aliou à DIO para oferecer 5 mil bolsas de estudos para quem deseja aprender a programar. Trata-se do Banco Pan Java Developer, um bootcamp que vai priorizar pessoas de baixa renda e grupos subrepresentados, com aulas sobre Java, banco de dados e muito mais. Ao todo, serão 114 horas de aulas.

As inscrições estão abertas até 3 de março de 2023: dio.me.

NTT – capacitação grátis em cibersegurança

A NTT também está com uma oportunidade gratuita para quem deseja se aprofundar em segurança digital. A empresa anunciou a segunda edição do OT Cybersecurity Academy LATAM, para capacitar 500 pessoas em cibersegurança em Redes de Tecnologia Operacional. A iniciativa acontece em parceria com a Claroty e a Rockwell.

“Os interessados receberão uma prova com os conceitos básicos de rede, segurança cibernética e inglês e os 500 melhores candidatos participarão da Academy”, explicaram. “Além de precisar dos idiomas inglês e espanhol em nível intermediário, é imprescindível ser profissional ou estudante de TI para participar.”

As inscrições estão abertas até 10 de março de 2023: global.ntt.

Cinco cursos gratuitos sobre Inteligência Artificial

Já o Instituto IT Mídia, através da plataforma Eu Capacito, está oferecendo capacitações ministradas pela FIAP, IBM, IDP, Microsoft e afins. Toda essa junção resultou em cinco cursos gratuitos:

  1. Inteligência Artificial e Computacional (FIAP);
  2. Inteligência Artificial – Primeiros passos (IBM);
  3. Inteligência Artificial aplicada à comunicação (IDP);
  4. Introdução à Inteligência Artificial no Azure (Microsoft);
  5. Princípios de Inteligência Artificial e seus impactos na comunicação e em nossas vidas (IDP).

Receba mais sobre Nubank na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados