One UI 5.1 desembarca no Galaxy S22 brasileiro com melhorias na câmera

A atualização já está disponível para o Galaxy S22 e S22 Ultra vendidos no Brasil; assim como a versão anterior, a One UI 5.1 é baseada no Android 13

Bruno Gall De Blasi
Por
Samsung Galaxy S22 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O Galaxy S23 veio ao mundo com a One UI 5.1, a nova versão da interface para celulares e tablets da Samsung. Agora, a marca sul-coreana começou a levar a atualização aos usuários brasileiros, a começar pelos donos do Galaxy S22 e S22 Ultra. Além de integrar o Expert RAW ao app Câmera, o pacote traz melhorias à Galeria, novos widgets, aproxima o ecossistema Galaxy e agrega outras funções.

A atualização baseada no Android 13 começou a ser distribuída aos celulares na quarta-feira (15), conforme apurou o Tecnoblog.

No Galaxy S22, a nova versão deu as caras no pacote S901EXXU3CWAI. A compilação S908EXXU3CWAI, por sua vez, foi levada ao Galaxy S22 Ultra. Em comum, os dois celulares receberam o patch de segurança de fevereiro de 2023.

A exceção fica apenas ao Galaxy S22+, que ainda aguarda a liberação. De acordo com o changelog da fabricante, o smartphone com tela maior recebeu a última atualização em janeiro com o pacote de segurança do mês passado.

Outros modelos ainda não foram beneficiados com a One UI 5.1 no Brasil. Dessa forma, será preciso esperar um pouco mais para que a nova versão seja levada a mais modelos elegíveis.

Todavia, fiquei surpreso ao receber a notificação no meu S22 convencional ontem (16), pois trata-se de uma unidade vinculada à TIM (ZTM). Ou seja, se você comprou o celular em uma loja de operadora, vale a pena verificar se a nova versão já está disponível.

Usuários comemoram a liberação do update

A One UI 5.1 chegou ao Brasil pouco após a sua estreia no exterior. Tudo isso rendeu comemorações aos participantes do Samsung Members, que relataram a distribuição da atualização nos últimos dias.

“Eu fiquei feliz”, disse um usuário nesta sexta-feira (17). “Essa atualização reviveu a grandeza do modo noturno e resolveu os problemas das fotos pixeladas com baixa luminosidade”, comentou o proprietário de um Galaxy S22 Ultra.

“A One UI 5.1 saiuuuu ✨️✨️✨️”, comemorou outra pessoa no mesmo dia. “Seja bem-vindo ao meu telefone ❤️”, afirmou mais um participante do fórum na quinta-feira (16).

“Para quem não viu, chegou a atualização da One UI 5.1 para o Galaxy s22”, avisou um participante da comunidade no mesmo dia.

One UI 5.1 é liberada para o Galaxy S22 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
One UI 5.1 é liberada para o Galaxy S22 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Como atualizar o Galaxy S22 para a One UI 5.1?

A Samsung sempre envia notificações aos usuários quando uma nova versão da One UI está disponível. Mas também é possível buscar as novidades manualmente:

  1. Acesse as configurações do sistema;
  2. Toque em “Atualização de software”;
  3. Escolha a opção “Baixar e instalar”.

Agora é só seguir as orientações informadas pela fabricante para dar sequência à instalação da atualização.

O que há de novo na One UI 5.1?

A One UI 5.1 veio ao mundo junto ao lançamento do Galaxy S23, S23+ e S23 Ultra e começou a ser distribuída a mais modelos globalmente nesta semana. Com a atualização, os usuários receberam novos recursos para tirar fotos.

Entre eles, está a nova integração do Expert RAW, que pode ser baixado e acionado diretamente pelo app de câmera. Para isso, é só abrir o aplicativo, tocar em “Mais” e escolher a opção “Expert RAW”.

Como o nome da ferramenta sugere, o Expert RAW salva imagens sem compressão. Este elemento ajuda quem tira fotos com uma pegada profissional para levá-las a apps de edição avançada. O aplicativo também oferece controles manuais, para ajustar o ISO, velocidade do obturador, balanço de branco e mais.

Também dá para tirar fotos com múltipla exposição e habilitar o modo astrofoto.

O aplicativo de câmera ainda facilitou o acesso às opções de tom de cor para selfies. Ja a Galeria nativa recebeu um álbum família, para compartilhar fotos e vídeos com outras pessoas.

Se você possui outros dispositivos Galaxy, agora dá para continuar a navegação do Samsung Internet em outro aparelho logado na mesma conta da marca sul-coreana. Além disso, é possível definir papéis de parede específicos para os modos do smartphone.

A atualização para a One UI 5.1 também permite o uso do ajuste de zoom pelo Controlador de Câmera do Galaxy Watch 4 e 5.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados