Samsung prepara conexão de celular com satélites para transmitir até vídeo

Marca sul-coreana quer oferecer conexão à rede por satélites para auxiliar áreas remotas do planeta; vídeos e imagens seriam um bônus da tecnologia

Ricardo Syozi
Por
satélite
Satélite (Imagem: Reprodução / Internet)

A Samsung anunciou na quinta-feira (23) que está trabalhando em um modem 5G NTN (non-terrestrial network). Com essa tecnologia, a empresa pretende habilitar uma conexão de duas vias entre seus celulares e um satélite. Dessa maneira, os usuários poderão fazer ligações, enviar mensagens e, até mesmo, realizar a transmissão de vídeos sem precisar de uma rede de telefonia móvel.

Os planos da sul-coreana é o de integrar essa tecnologia com sua família de chips Exynos para favorecer o acesso à rede em áreas mais remotas como montanhas e florestas. Ademais, a marca pretende acelerar a chegada da internet por 6G, que levaria à chamada era da “Internet de Tudo” (Internet of Everything).

Esse tipo de conexão permite que pontos-cego sejam eliminados, facilitando o dia a dia dos usuários. Em outras palavras, a pessoa não precisaria passar o tempo buscando sinal em locais mais complicados, como desertos ou no mar, por exemplo.

Além de auxiliar no uso comum, a tecnologia NTN também é de grande valia em situações extremas como desastres naturais, pois garante que as informações sejam repassadas com velocidade.

Vale destacar que a Samsung afirmou que vídeos e imagens em alta-resolução poderão ser compartilhados através da tecnologia de modem 5G por satélite.

Por fim, Min Goo Kim, Vice-presidente executivo de desenvolvimento da sul-coreana, relatou:

Este marco baseia-se no nosso rico legado em tecnologias de comunicações sem fios, após a introdução do primeiro modem 4G LTE comercial da indústria em 2009 e o primeiro modem 5G da indústria em 2018. A Samsung pretende assumir a liderança no avanço dos ecossistemas híbridos de comunicações terrestres-NTN em todo o mundo, em preparação para a chegada do 6G.

Satélite para smartphones Samsung
Exemplo da tecnologia NTN (Imagem: Divulgação / Samsung)

O iPhone 14 usa a tecnologia da Globalstar para acessar a rede via satélite e é compatível com as bandas S (2,5 GHz) e L (1,6 GHz).

Contudo, para quem é dono de aparelhos com Android, a Qualcomm anunciou que vai lançar o Snapdragon Satellite para oferecer esse recurso de conexão.

Sendo assim, celulares que tenham o processador Snapdragon 8 Gen 2 poderão se conectar à rede de órbita terrestre baixa (LEO) da Iridium. Como resultado, os usuários conseguirão enviar mensagens de texto sem precisar estar próximos de torres de telefonia.

A alternativa da Samsung parece mais ambiciosa, pois não limita à apenas o envio de mensagens.

Entretanto, a Starlink também quer disponibilizar esse tipo de serviço. A companhia fez uma parceria com a empresa de telefonia T-Mobile para liberar a conexão por satélite. Mais uma vez, a opção seria apenas para a troca de mensagens entre usuários, mas ela ainda pode demorar para chegar.

Com informações: Samsung.

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados