iPhone: polícia recomenda desabilitar NameDrop em celulares de crianças

NameDrop permite enviar nome, número de telefone e endereço de e-mail ao aproximar iPhones. Troca não acontece automaticamente.

Giovanni Santa Rosa
Por
Dois iPhones próximos um ao outro, com informações de contato aparecendo na tela
NameDrop irá facilitar compartilhamento de contatos no iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)

Policiais dos EUA estão alertando pais para que eles desabilitem o recurso NameDrop dos iPhones de seus filhos. As autoridades consideram que há risco de estranhos terem acesso a dados pessoais das crianças, como nome, número de telefone e endereço de e-mail.

O NameDrop é uma das novidades do iOS 17, anunciado em junho de 2023. O recurso, que é uma extensão do AirDrop, foi liberado pela marca em outubro deste ano, na atualização para o iOS 17.1, e vem ligado por padrão.

Com a ferramenta, ao aproximar a parte de cima de dois iPhones, o usuário pode trocar nome, foto e dados de contato, como se fosse um “cartão de visitas” digital. A troca de informações leva alguns segundos e requer confirmação. É possível interrompê-la afastando os aparelhos e bloqueando a tela de um deles.

Até o momento, policiais de Middleton, no estado de Ohio, e Watertown, no estado de Connecticut, emitiram alertas públicos sobre a questão. Na página do Facebook do Departamento de Polícia de Watertown, pais disseram não saber que a atualização trazia este recurso.

Como usar ou desativar o NameDrop

Se você quiser desativar o NameDrop, é fácil: vá até “Ajustes”, “Geral”, “AirDrop” e desative a opção “Aproximar Dispositivos”.

Como alguns usuários apontaram no Facebook da Polícia de Watertown, a troca de informações não acontece automaticamente — ela depende de confirmação do usuário.

Como explica um vídeo oficial da Apple, o recurso aparece após aproximar as partes superiores de dois iPhones. Então, o usuário deve escolher se quer compartilhar seu número de telefone ou seu endereço de e-mail.

A informação só é transmitida ao tocar no botão “Compartilhar”. É possível escolher para apenas receber os dados da outra pessoa, sem enviar nada.

Mesmo assim, desativar o NameDrop pode dificultar a ação de pessoas mal-intencionadas.

Com informações: Phone Arena

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados