Anatel recebe 950 mil reclamações no primeiro semestre e celular pós-pago lidera

Relatório semestral da Anatel revela quase 1 milhão de reclamações registradas na primeira metade de 2022, mas queixas caíram 6,5% ano a ano

Bruno Ignacio
Por
Fachada da sede da Anatel
Fachada da sede da Anatel (Imagem: Reprodução)

Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou um relatório que mede a insatisfação de consumidores em relação a operadoras de telefonia móvel e fixa, TV por assinatura e prestadoras de serviços de internet banda larga fixa. O documento, referente ao primeiro semestre de 2022, revela que foram registradas quase 1 milhão de reclamações contra empresas desses setores.

De acordo com o relatório, foram 951,3 mil reclamações registradas no primeiro trimestre deste ano. Ainda que o número de queixas apresentadas ao serviço de atendimento ao consumidor da Anatel seja alto, houve uma redução de 6,5% em relação ao mesmo período de 2021.

O Índice de Reclamações, ou IR, é uma métrica calculada pela Agência com base na quantidade de queixas mensais das prestadoras de serviços a cada mil acessos. Esse número caiu de 0,55, registrado no primeiro semestre de 2021, para 0,51 neste primeiro semestre de 2022.

Conforme explicou a Anatel no documento, esse mais recente resultado trimestral “retoma a tendência de queda nas reclamações desde o recorde de 4 milhões de queixas registradas em 2015”. Segundo a Agência, a redução foi interrompida durante os primeiros anos de pandemia de COVID-19.

Celular pós-pago é líder em reclamações na Anatel

Pessoa em ligação (imagem ilustrativa: Pixabay)
Pessoa em ligação (imagem ilustrativa: Pixabay)

Confira o ranking de reclamações registradas na Anatel no primeiro semestre de 2022:

  1. Celular pós-pago: 360.068
  2. Banda larga fixa: 240.098
  3. Celular pré-pago: 143.739
  4. Telefonia fixa: 135.271
  5. TV por assinatura: 65.887
  6. Outros serviços: 6.250

Como visto acima, os serviços referentes ao celular pós-pago é o líder em queixas de consumidores, marcando um IR de 0,59. No segundo lugar, está a banda larga fixa, com um IR ainda mais alto, de 0,81.

Caso você deseje realizar uma reclamação contra alguma prestadora desses serviços listados, as queixas podem ser feitas 100% online por meio desta página no site da Anatel. Há também um passo a passo durante o processo que auxilia o consumidor a completar a reclamação.

Com informações: Agência Brasil

Receba mais sobre Anatel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Relacionados