Apple compra mais uma empresa de inteligência artificial

Comendo quieta, Apple trouxe mais uma empresa de IA para o seu portfólio. Novos funcionários já estão atuando na divisão de machine learning da big tech

Felipe Freitas
Por
Logotipo da Apple
Apple adquiriu mais uma empresa do ramo de inteligência artificial (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Apple adquiriu a startup canadense DarwinAI, o que mostra que a big tech segue correndo atrás do mercado de IA generativa. A compra da empresa foi revelada pelo jornalista da Bloomberg Mark Gurman, especialista na cobertura da Apple. A informação também é corroborada com as mudanças de cargos de ex-funcionários da DarwinAI no LinkedIn.

Pelo que se vê no perfil de dois ex-funcionários, a aquisição pode ter ocorrido no fim de dezembro de 2023. A antiga vice-presidente de gestão de pessoas e um dos fundadores da DarwinAI informam em suas páginas no LinkedIn que começaram a trabalhar na Apple em janeiro de 2024. Ambos estão na divisão de Machine Learning da big tech.

DarwinAI desenvolve LLMs que podem ser usados em smartphones

Entre as áreas de atuação da DarwinAI está a criação de modelos de IA menores, que podem ser usados em dispositivos como computadores e smartphones. Modelos desse tipo são necessários para rodar em celulares, já que IAs como o ChatGPT demandam processamento na nuvem para entregar resultados.

Tim Cook na WWDC 23 (Imagem: Divulgação/Apple)
Compra da Darwin AI está alinhada a planos da Apple já revelados por Tim Cook (Imagem: Divulgação/Apple)

Aliado à aquisição da DarwinAI está uma declaração de Tim Cook, na qual o CEO da Apple afirma que a série iPhone 16, prevista para setembro deste ano, terá IA generativa. A big tech precisa correr para apresentar uma resposta ao Galaxy AI, que foi lançado em janeiro.

A Apple publicou recentemente um artigo na qual apresentou uma tecnologia para processar tarefas de IA usando a memória flash. Outros rumores reforçam que o iOS 18 passará pela maior mudança em anos, trazendo um modelo de linguagem de IA generativa para a Siri e o iPhone.

O principal produto da DarwinAI é uma inteligência artificial para visualizar componentes de linha de montagem. Esta funcionalidade também pode aparecer nas câmeras dos iPhones, trazendo recursos para aprimorar a edição de fotos.

Com informações: TechCrunch, Bloomberg e MacRumors

Receba mais sobre Inteligência Artificial na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados