Apple compra mais uma empresa de inteligência artificial
Comendo quieta, Apple trouxe mais uma empresa de IA para o seu portfólio. Novos funcionários já estão atuando na divisão de machine learning da big tech
Comendo quieta, Apple trouxe mais uma empresa de IA para o seu portfólio. Novos funcionários já estão atuando na divisão de machine learning da big tech
A Apple adquiriu a startup canadense DarwinAI, o que mostra que a big tech segue correndo atrás do mercado de IA generativa. A compra da empresa foi revelada pelo jornalista da Bloomberg Mark Gurman, especialista na cobertura da Apple. A informação também é corroborada com as mudanças de cargos de ex-funcionários da DarwinAI no LinkedIn.
Pelo que se vê no perfil de dois ex-funcionários, a aquisição pode ter ocorrido no fim de dezembro de 2023. A antiga vice-presidente de gestão de pessoas e um dos fundadores da DarwinAI informam em suas páginas no LinkedIn que começaram a trabalhar na Apple em janeiro de 2024. Ambos estão na divisão de Machine Learning da big tech.
Entre as áreas de atuação da DarwinAI está a criação de modelos de IA menores, que podem ser usados em dispositivos como computadores e smartphones. Modelos desse tipo são necessários para rodar em celulares, já que IAs como o ChatGPT demandam processamento na nuvem para entregar resultados.
Aliado à aquisição da DarwinAI está uma declaração de Tim Cook, na qual o CEO da Apple afirma que a série iPhone 16, prevista para setembro deste ano, terá IA generativa. A big tech precisa correr para apresentar uma resposta ao Galaxy AI, que foi lançado em janeiro.
A Apple publicou recentemente um artigo na qual apresentou uma tecnologia para processar tarefas de IA usando a memória flash. Outros rumores reforçam que o iOS 18 passará pela maior mudança em anos, trazendo um modelo de linguagem de IA generativa para a Siri e o iPhone.
O principal produto da DarwinAI é uma inteligência artificial para visualizar componentes de linha de montagem. Esta funcionalidade também pode aparecer nas câmeras dos iPhones, trazendo recursos para aprimorar a edição de fotos.
Com informações: TechCrunch, Bloomberg e MacRumors
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}