Apple deve lançar iPhone 13 com tela always-on como em celulares Android

iPhone 13 pode trazer always-on display e painel LTPO; tecnologias marcam presença no Apple Watch e em celulares Android

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPhone 12 Pro Max (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
iPhone 12 Pro Max (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

O iPhone 13 deve, enfim, receber a tela always-on. É o que conta Mark Gurman neste domingo (18): a nova linha de celulares da Apple deve trazer a tecnologia que mostra a hora e demais informações sem precisar ligar todo o display e sem gastar muita bateria. A expectativa é de que os sucessores do iPhone 12 sejam lançados nesse semestre.

As informações foram antecipadas na newsletter Power On, da Bloomberg. A Apple deve empregar a solução em seus novos celulares, que possivelmente vai manter a tela OLED em toda a linha assim como nos modelos lançados no fim do ano passado. Gurman ainda afirmou que o display da nova geração pode ter taxa de atualização de 120 Hz.

O always-on display é uma solução presente em celulares Android e no Apple Watch Series 5 ou mais recente. A tecnologia aciona os pixels individualmente para mostrar a hora e demais itens corriqueiros sem precisar ligar todo o painel apenas para conferi-los. Assim, o usuário fica a par dessas informações sem gastar muita bateria.

Em fevereiro, Max Weinbach também falou sobre a presença da tecnologia na próxima safra de celulares da Apple. Na época, ele explicou que o recurso seria parecido com a tela de bloqueio atual, só que mais apagada. Isto significa que o usuário teria acesso ao relógio e ao indicador de bateria sem precisar acender todo o display, como acontece em celulares da Samsung. As novas notificações também seriam exibidas neste modo.

Esquemas mostram possível design de câmeras do iPhone 13 e 13 Pro (Imagem: Reprodução/MacRumors)

Esquemas mostram possível design de câmeras do iPhone 13 e 13 Pro (Imagem: Reprodução/MacRumors)

Apple deve incluir painel LTPO na linha iPhone 13

Gurman também espera o desembarque do painel LTPO nos próximos celulares da Apple. Anteriormente, ele afirmou que “pelo menos um” dos quatro celulares a serem anunciados nos próximos meses deve trazer a tecnologia. A expectativa, conforme revelado por outros vazamentos, é de que a novidade apareça nos modelos mais caros.

O painel LTPO deve trazer dois atrativos. O primeiro deles é a taxa de atualização de até 120 Hz, o que pode agradar quem gosta de jogar. O smartphone também contaria com a alteração dinâmica desta frequência. Ou seja, o celular seria capaz de ajustá-la para cima quando há mais movimento na imagem (filmes e jogos, por exemplo) ou para baixo quando há menos movimento (visualização de fotos, textos, entre outros).

A segunda melhoria ficaria pelo consumo de energia reduzido. Isto porque, ao optar dinamicamente por taxas menores, o display tende a gastar menos bateria, já que a imagem será atualizada menos vezes por segundo. Da mesma maneira, o celular não utilizaria frequências mais altas, como 90 Hz e 120 Hz, se não houver necessidade.

Outras novidades aguardadas para a linha iPhone 13 são as baterias maiores, o notch menor e o possível retorno do Touch ID. Quanto às câmeras, espera-se que os celulares tenham um módulo maior e algumas melhorias no conjunto fotográfico. Os sucessores do iPhone 12 devem anunciados em setembro.

Com informações: 9to5MacBloombergThe Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados