iPhone 6 entra na lista oficial de produtos obsoletos da Apple

iPhone 6, iPod Nano e iPod Shufle foram incluídos na lista de produtos obsoletos da Apple; esses dispositivos não recebem mais peças de reposição

Emerson Alecrim

A Apple tem uma interessante página de suporte que lista os produtos que a companhia classifica como clássicos e obsoletos. Esta última categoria acaba de receber mais integrantes. Entre eles estão o iPod Nano, o iPod Shufle e, como destaque, o iPhone 6.

Um dispositivo é considerado clássico (ou vintage) pela Apple quando cinco anos se passam desde que a companhia deixou de distribuí-lo em seus canais de vendas. Quando o produto alcança sete anos desde que foi vendido oficialmente pela última vez, ele passa a ser considerado obsoleto.

Isso deixa claro que as duas listas são atualizadas periodicamente. De acordo com o MacRumors, a atualização mais recente ocorreu nesta terça-feira (8) para a inclusão dos seguintes dispositivos na lista de produtos obsoletos:

  • iPod Nano de sétima geração
  • iPod Shuffle de quarta geração
  • iPhone 6

Os iPods chamaram a minha atenção porque eu tinha a impressão de que eles haviam sido descontinuados há mais tempo. Mas, de fato, tanto o iPod Nano quanto o iPod Shuffle tiveram suas vendas encerradas em 2017 — há sete anos, portanto.

O iPhone 6 também chama a atenção, mas porque parecia que ele já fazia parte da lista de dispositivos obsoletos. Na verdade, o iPhone 6 Plus é que havia sido incluído na lista, em abril deste ano. O iPhone 6 “normal” ficou alguns meses a mais sendo vendido em determinados países, o que explica a sua inclusão na lista somente agora.

O MacRumors também destaca que o iPad de sexta geração e o Modelo 2017 do MacBook de 12 polegadas foram incluídos na lista de produtos clássicos da Apple.

Linha iPod Nano encerrada em 2017 (imagem: reprodução/Apple)
Linha iPod Nano encerrada em 2017 (imagem: reprodução/Apple)

Por que essas lista existem?

Por uma questão de suporte. Os produtos que chegam à categoria de clássicos ainda podem receber componentes originais em caso de necessidade de reparo, desde que haja peças remanescentes para isso.

Já os produtos classificados como obsoletos deixam de ser aceitos para reparos nas unidades da Apple Store ou em serviços de assistência técnica autorizados. Neste caso, o usuário só terá chances de conseguir reparo em serviços não oficiais.

As listas também têm uma função não prevista pela Apple: nos lembrar dos produtos memoráveis da companhia. Numa rápida rolagem de tela, vi por ali menções a dispositivos como iBook, Apple I, eMac (sim, com ‘e’ no começo) e Xserve (a Apple teve uma linha de servidores em formato de rack até 2011).

Você pode conferir as listas de dispositivos clássicos e obsoletos da Apple aqui.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.