Apple trabalha em tecnologia de satélite para transmissão de dados no iPhone
Equipe da Apple é liderada por ex-engenheiros aeroespaciais que trabalharam na Skybox Imaging, empresa adquirida pelo Google
Equipe da Apple é liderada por ex-engenheiros aeroespaciais que trabalharam na Skybox Imaging, empresa adquirida pelo Google
A Apple está investindo em tecnologias de satélite para melhorar a conectividade de futuros iPhones: o projeto foi revelado pela Bloomberg e é pensado para o longo prazo. A empresa contratou engenheiros aeroespaciais com experiência no Google e outros especialistas para essa equipe.
Mark Gurman, da Bloomberg, afirma que a Apple tem cerca de dez engenheiros das indústrias aeroespacial, de satélite e de design de antena trabalhando no projeto, e espera ver resultados dentro dos próximos cinco anos.
Essa iniciativa poderia ser abandonada nesse meio tempo; é algo que pode acontecer em qualquer empresa que investe em pesquisa e desenvolvimento. (Lembra quando rumores mencionavam um televisor da Apple?) Por enquanto, isso está atraindo o interesse do CEO Tim Cook e parece ser uma prioridade.
A equipe é liderada por Michael Trela e John Fenwick, ex-engenheiros aeroespaciais que trabalharam na empresa de imagens de satélite Skybox Imaging. Ela foi adquirida pelo Google em 2014, e os dois permaneceram lá até 2017, quando saíram para a Apple.
Desde então, os dois especialistas intensificaram os trabalhos para desenvolver tecnologias de satélite e entender os problemas que deveriam resolver. Ao implementá-las no iPhone, o usuário poderia reduzir a dependência das operadoras. Também seria possível agilizar a transferência de dados entre dispositivos, ou localizá-los em mapas com maior precisão.
Existe também a possibilidade remota de que a Apple iria investir em satélites próprios, assim como Facebook, SpaceX e Amazon. Isso parece ser menos provável porque se trata de um mercado longe de ser lucrativo.
A SpaceX, empresa de Elon Musk, planeja lançar 12 mil satélites Starlink até 2024 para criar uma rede espacial de internet. O Facebook tem um projeto semelhante para levar conectividade — e atrair usuários — em áreas de baixa conectividade. A Amazon também quer colocar mais de 3 mil satélites em órbita.
Com informações: Bloomberg.
Leia | Como ativar o Buscar iPhone